Notícias de Maricá

Maricá: Prefeitura monta esquema especial para o feriado de Carnaval

A Prefeitura de Maricá montou um esquema especial para o feriado de Carnaval com ações integradas de diversos órgãos para promover a segurança nas áreas públicas e impedir blocos, acampamentos, além da entrada de veículos de turismo na cidade, proibidos por decreto municipal devido ao avanço da variante ômicron da Covid-19.

O planejamento envolve cerca de 700 profissionais das secretarias de Ordem Pública, Defesa Civil, Trânsito, Transporte e da Guarda Municipal, que atuarão em diversas frentes a partir desta sexta-feira (25/02) até a quarta-feira de Cinzas (02/03).


Combate a aglomerações

A Guarda Municipal de Maricá vai atuar com cerca de 50 guardas por dia nas ruas para promover o ordenamento urbano e coibir aglomerações e possíveis concentrações de blocos carnavalescos.

As ações serão integradas com a Polícia Militar e contam com cerca de 80 policiais militares, que ficarão responsáveis por manter a ordem e a segurança nas áreas públicas da cidade, além de coibir a pesca irregular em Jacaroá, Boqueirão e Ponta Negra.


Os agentes da Guarda Municipal também darão apoio aos fiscais da Secretaria de Transporte que atuarão na fiscalização para impedir a entrada de ônibus e vans de turismo na cidade, bem como acampamentos em áreas públicas. Uma base móvel avançada da Seop estará em Ponta Negra e equipes da Operação Lei Seca em pontos estratégicos da cidade. O Disk Seop estará disponível 24 horas por dia, pelo telefone 96809-1516.

Prevenção de afogamentos e prontidão em caso de emergência

A Defesa Civil de Maricá vai atuar com 442 profissionais durante o feriadão, monitorando praias, rios e lagoas. Serão 20 Postos de Prevenção e Salvamento entre Jaconé e Itaipuaçu, com 207 guarda-vidas e cinco tendas para identificação de crianças e adolescentes (duas em Ponta Negra; uma na Rua 90, em Cordeirinho; uma na Rua 10, em Barra de Maricá; e uma no Recanto, em Itaipuaçu).

O Suporte Avançado de Prevenção e Resgate atuará diminuindo o tempo de resposta das ocorrências, fazendo rondas por toda extensão de areia e atendendo os trechos onde não há postos de salvamento. O Grupamento de Prevenção e Combate a incêndio e vegetação rasteira estará atuante com 14 viaturas. Especialistas estarão de prontidão para qualquer emergência hidrológica, meteorológica e geológica, e o Centro Operacional está de prontidão 24 horas nos telefones 199 e 2637-1999.

Trânsito terá esquema especial em Ponta Negra

Para o ordenamento do trânsito durante o feriado, a Secretaria de Trânsito criou quase 500 vagas de estacionamento nas margens do canal de Ponta Negra, na orla da praia e próximo ao Farol. Estas vagas foram liberadas porque as festividades de carnaval estão canceladas.

Além disso, a beira do canal e o acesso ao Farol de Ponta Negra, altura da Rua Juiz de Fora com a Rua Passa Quatro, passam a ter sentido único, permitindo a criação de vias binárias – com fluxo de entrada e saída em mãos opostas – para dar maior fluidez à circulação de veículos. Com isso, o retorno ao Centro do bairro será feito pela Rua Itajuba.

Os motoristas que se deslocarem a partir do Bananal deverão seguir pela Estrada Crispim Gonçalves dos Santos, entrar na Rua Beira do Canal até a Praça Central. Já a partir da praia, o fluxo seguirá pela Rua São Pedro Apóstolo para o acesso ao Bananal e à rodovia RJ-106.

Com as mudanças, o ponto final do ‘Vermelhinho’ da Praça Central será transferido para a Rua São Pedro Apóstolo com Estrada Crispim Gonçalves dos Santos, perto da E.M Reginaldo Domingues. Já o ponto do Canal será transferido para a Rua Capitão José Caetano de Oliveira.

Assistência social e Conselho Tutelar estarão de plantão

Assistentes sociais estarão de plantão 24 horas, capacitados para atuar em apoio a vítimas em situação de desastres naturais. Além disso, um trabalho preventivo já está sendo realizado nos Centros de Referência Social (CRAS), para conscientizar as pessoas sobre questões como a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores. Cinco conselheiros tutelares também estarão de plantão 24 horas durante o feriado, pelo telefone 21 99195-5496.

Unidades de Urgência e Emergência funcionam normalmente

Durante o (o período do decreto) , o hospital municipal Conde Modesto Leal, no Centro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã, a Unidade de Saúde 24h Santa Rita, em Itaipuaçu e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) seguem funcionando 24h por dia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo