ItaipuaçuNotícias de MaricáTrânsito

Itaipuaçu: Mudanças no trânsito são anunciadas pela Secretaria de Trânsito de Maricá

Da redação / João Henrique – As mudanças no trânsito em Itaipuaçu, com o funcionamento do sistema binário, passarão a funcionar nas próximas semanas e meses e mudarão a forma como os veículos circulam pelos bairros do quarto distrito de Maricá.

As mudanças foram anunciadas pelo prefeito Fabiano Horta e pelo Secretário de Trânsito e Engenharia Viária Marcinho da Construção na sede do Centro Administrativo da Prefeitura localizado na rua Van Lerberque, Jardim Atlântico Oeste na tarde desta quarta-feira (22)

Pelas mudanças, na primeira etapa de implementação do sistema binário, as ruas 32, 33, 52 e 53 passarão a ter sentido único para melhorar o fluxo de veículos pelo bairro. Os motoristas que estiverem na Rua 32, vindo da Estrada dos Cajueiros e passando pela Rua 66, terão sentido liberado para a rodoviária na Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua 1). Na Rua 33, os condutores farão o sentido inverso, ou seja, todos que estiverem na rodoviária poderão seguir até a Rua 66 e à Estrada dos Cajueiros.

Quem estiver na Rua 52 poderá seguir pela Rua 33 em direção à Avenida Jardel Filho (antiga Avenida 2). Já os condutores que estiverem na Rua 53 seguirão pela Avenida Jardel Filho (Antiga Avenida 2) em direção à Rua 33.

Esse será o início do processo, que deverá ter integração entre as secretarias para que funcione adequadamente, com sinalização e orientação.

“O trânsito pode ser um aliado nosso no cotidiano até do nosso psiquismo. O trânsito quando ele é pensado com a lógica matemática que ele tem, com a racionalidade cartesiana que o trânsito tem, ele tem uma beleza de fluidez e isso até acalma. Agora o trânsito de cada esquina é um caos potencial, isso gera estresse e a esquina subsequente mais estresse. Agora quando ele é fluído e tem a leveza da boa lógica isso trabalha também na nossa cognição.” Falou o prefeito Fabiano Horta, que destacou que o objetivo principal das mudanças é salvar vidas, evitando acidentes e dar mais fluidez ao trânsito do distrito que mais cresce demograficamente em Maricá.

Além de organizar o fluxo de veículos, haverá também a organização de vagas de estacionamento. Serão mais de 2 mil vagas e também a demarcação de vagas preferenciais de idosos, gestantes e PCDs.

Nas próximas etapas estarão previstas novas mudanças em dezenas de ruas que terão sentido único e redução dos cruzamentos. Um exemplo do que será implementado em Itaipuaçu, mas em menor dimensão, é o trânsito da Barra de Maricá, onde as duas principais vias (João Saldanha e Av. Maysa) são sentido único e as ruas transversais não se cruzam, sendo uma via em cada direção.transito itaipuacu

sistema binario em itaipuacu
Na última etapa, ruas entre a rua 66 e a rua Um terão sentido único. (foto: João Henrique / Maricá Info)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo