Câmara de Maricá dá título de utilidade pública à Proliv
A Câmara Municipal de Maricá, em sessão plenária realizada nesta quarta-feira (17/10), concedeu o título de utilidade pública à Proliv, instituição de atendimento a dependentes químicos, em atividade no município desde 2007. A Proliv é um projeto de assistência psicológica e social que abriga cerca de 25 pessoas do sexo masculino, independentemente de sua condição econômica. Os encaminhamentos são feitos pela Secretaria Municipal de Assistência Social ou pelo Juizado da Comarca.
Os futuros assistidos passam por avaliação clínica e permanecem em média, de três a seis meses em tratamento psicoterapêutico, com apoio profissional de psicólogos e assistentes sociais e orientação espiritual de pastores evangélicos.
Durante este período, praticam atividades físicas (futebol, natação) e terapia ocupacional (horta, criação de animais). As famílias, consideradas co-dependentes, têm o compromisso de participar do tratamento através de reuniões quinzenais ou mesmo semanais.
Com o título de utilidade pública dado pela Câmara Municipal (o projeto aguarda agora apenas a sanção do Executivo), o Proliv poderá receber doações (inclusive com dedução no Imposto de Renda), apoio de órgãos públicos, recursos do Governo Federal e até de países estrangeiros). Atualmente a instituição é mantida pelas famílias de dependentes, por ex-dependentes e seus familiares.
Níveis de prevenção
Segundo a secretária municipal de Assistência Social e Participação Popular e coordenadora-geral do Fórum de Prevenção à Dependência Química, Laura Maria Vieira da Costa, há vários níveis de tratamento para o dependente. O primeiro, é a prevenção primária, conjunto de ações educativas visando a saúde. Ela deve intervir antes ou em face da perspectiva de consumo de drogas. Já a prevenção secundária é o conjunto de estratégias definidas quando é detectado um problema inicial de consumo de drogas, tentando evitar o agravamento. Na fase terciária o programa prevê intervenções realizadas quando a dependência já está instalada e atua antes, durante e após o tratamento. O objetivo reintegrar o indivíduo à sociedade e prevenir recaídas.
O endereço do Proliv é: Travessa Almerita Monteiro, nº 10, Retiro, Maricá. Tels: 7883-6175 id: 12*92363/7885-0602 id: 12*97422/7883-6179 id: 12*92365. E-mail: projetolivres@hotmail.com .
Texto: Fernando Uchôa