Especial Verão – Parte II: Confira opção de lazer e esportes em Maricá

Na primeira parte da nossa reportagem de Especial de Verão, falamos sobre as praias, lagoas, cachoeiras e as ilhas de Maricá. Na segunda parte, vamos abordar os principais esportes praticados na cidade e as trilhas das serras de Maricá. Na terceira parte, traremos as opções noturnas de lazer na cidade, como bares, pizzarias, restaurantes e boates. Confira!

Slackline, aventura sobre a fita

O slackline é um esporte criado nos Estados Unidos da América e consiste em caminhar sobre uma fita esticada de um ponto ao outro.

Victor quer criar um SlackParque na cidade. (Foto: Divulgação)
Victor quer criar um SlackParque na cidade. (Foto: Divulgação)

A prática do Slackline começou nos anos 80 no parque Yosemite Valley, na Califórnia, locais onde muitos alpinistas se reuniam para a prática de escalada. Entre uma escalada e outra os alpinistas se divertiam, aperfeiçoando técnicas de equilíbrio e manobras sobre as correntes do estacionamento do parque. Logo as correntes foram trocadas por fitas planas e os praticantes passaram a amarrá-las nas árvores e a treinar a travessia de uma árvore a outra. Surgia então o esporte que hoje é conhecido por Slackline (corda bamba) e que rapidamente se espalhou conquistando adeptos no mundo todo.

O esporte traduz um sintonia entre a mente, o corpo e o equilíbrio e é muito praticado em alguns pontos da cidade, principalmente na Lagoa de Araçatiba, onde à tarde, um grupo se reúne em diversas fitas para praticar o esporte. Em Itaipuaçu, outro grupo também pratica o esporte nas praias do distrito.

Slackline atrai cada vez mais praticantes na cidade. (Foto: Divulgação)
Slackline atrai cada vez mais praticantes na cidade. (Foto: Divulgação)

Victor Said, professor de Ed. Física, comentou que criou uma fanpage no Facebook para agregar todos que gostam do esporte na cidade. “A página foi criada com o intuito de divulgar o esporte e agregar todos os praticantes de Maricá.” Disse.

Victor comentou também sobre a participação de qualquer um no esporte. “Como vocês podem ver, aqui é só chegar e quem quiser brincar na fita é só falar. Não fazemos distinção de gordo, magro, etc.” comentou.

No Brasil, o esporte chegou aqui com força total e foi logo pegando um jeitão brasileiro, sendo praticado nas principais praias e parques do país, principalmente no Rio de Janeiro. Segundo especialistas, o esporte não apresenta contraindicação e inclusive é praticado por deficientes visuais e portadores de síndrome de Down, por exemplo. A ideia é que essas pessoas percam o medo e ganhem mais confiança, além de desenvolver a musculatura e ganhar força física, fazendo com que seu corpo movimente como um todo, reajustando os seus músculos. Contribui para diminuir o estresse, além de trabalhar a parte psicomotora e muscular, exigindo esforços principalmente no abdome, pernas e braços.

Victor pretende criar a primeira escolinha de Slackline da Cidade, com apoio da Prefeitura, em um espaço totalmente gratuito, seguro e com equipamentos de qualidade disponibilizados para a prática do esporte.

Outro esporte que tem ganhado bastantes adeptos na cidade é o Skate.

Andando pelas ruas da cidade, nossa equipe constatou dezenas de jovens praticando o esporte, principalmente na praça Orlando de Barros Pimentel.

Há ainda no Centro a famosa ‘praça do skate’, agora denominada praça de alimentação, onde os jovens praticam o esporte, porém, reclamam da falta de incentivo por parte da prefeitura.

Em São José, no Centro comercial e em algumas das ruas do bairro, também vimos a prática do esporte, que é muito popular no Brasil.

Vôlei

A prática do vôlei é comum nas praias da cidade. De Itaipuaçu à Ponta Negra, diversas redes estão instaladas para a prática do esporte, mas ainda falta incentivo por parte do governo, comentou o praticante do esporte, José Alves Souto, 43 anos. “Nós jogamos sempre aqui em Itaipuaçu, mas sempre somos nós que compramos as redes e as bolas, que são usadas também por jovens daqui.” Disse José.

Surf

O surf é o melhor esporte pra quem quer perder a barriguinha. Em diversas praias como em Itaipuaçu, Barra de Maricá, Cordeirinho e Ponta Negra o esporte é praticado por turistas e moradores. Há também derivações como o bodysurf que é praticado em quase todas as praias do município.

Bicicleta

Praticantes do esporte na praia da Barra de Maricá.
Praticantes do esporte na praia da Barra de Maricá.

A falta de ciclovias prejudica a prática do esporte na cidade, mas em diversos bairros, como em Araçatiba, os ciclistas conseguem um bom visual e bom clima para a andar de bike.

Kitesurf

O kitesurf é um esporte aquático que utiliza uma ‘pipa’ e uma prancha com uma estrutura de suporte para os pés. Nossa equipe constatou a prática do esporte na Lagoa de Maricá, praia de Itaipuaçu, praia da Barra de Maricá, lagoa da Barra de Maricá e na praia de Ponta Negra.

O kitesurf foi inventado em 1985 por dois irmãos franceses: Bruno e Dominique Legaignoux mas apenas atingiu alguma popularidade em meados da década de 1990.

Na segunda página, confira algumas trilhas de Maricá.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here