Notícias de MaricáSaúde

Maricá inicia campanha de vacinação contra meningite

Para evitar possíveis casos da doença, a Secretaria Municipal de Saúde vai aderir a campanha estadual de vacinação das crianças de 9 a 14 anos (esse público é mais suscetível ao vírus) contra meningite junto à campanha do HPV (serão imunizados ambos os sexos). A vacinação será contra o HPV, mas as crianças e adolescentes que ainda não estiverem vacinados contra meningite receberão essas doses na campanha. A imunização, prevista para iniciar na segunda quinzena de junho, acontecerá nos postos de saúde e nas escolas públicas e privadas, em parceria com a Secretaria de Educação, para aumentar a cobertura vacinal.  

Os três casos suspeitos de meningite de Maricá foram descartados pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen) e pelo Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião. Um menino de 4 anos e um homem de 41 anos (divulgamos erradamente a idade de 29 anos) morreram, e uma menina de 11 meses (liberada) deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã em maio com sintomas da doença, mas os exames específicos deram negativo.

No caso da criança de 4 anos, a declaração de óbito especificada como “sepse – meningite bacteriana” foi baseada nos sintomas apresentados durante o diagnóstico. “A sepse é uma infecção da corrente sanguínea que espalha rapidamente pelo corpo. Na UPA, o exame de sangue do menino foi de 17 mil leucócitos, quando o máximo permitido são 11 mil. Isso significa uma infecção, mas não quer dizer que seja meningite, o que foi completamente descartado pelo Lacen, que é o laboratório do estado responsável por esses exames”, explicou a secretária de Saúde, Simone Costa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo