Maricá: Carro fumacê inicia atividades de combate ao mosquito aedes aegypti
A Secretaria de Saúde de Maricá iniciou nesta sexta-feira (23/3) o uso do carro “UBV” para combate ao mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, chikungunya e do zika vírus. O veículo com o equipamento, cujo nome técnico é Ultra Baixo Volume (UBV), vai passar por 10 bairros seguindo a ordem decrescente de casos notificados, com base no Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa). O carro UBV é mais eficaz, menos poluente, menos tóxico e não agride o meio ambiente.
A aplicação do inseticida é feita de forma parecida aos carros fumacê, porém, sem a fumaça, já que a pulverização é transparente. Os UBVs trabalham com solvência de água, o que não faz tanta fumaça, portanto é mais eficaz que o fumacê, que é o inseticida dissolvido em óleo, que está proibido de ser utilizado no estado por orientação do Ministério da Saúde.
Durante a passagem do UBV é aconselhável que os moradores abram as janelas das residências, para que o produto possa entrar nos imóveis e alcançar todos os ambientes da casa.
O primeiro bairro a receber o carro UBV é o Centro (incluindo Pedreiras, Saco das Flores e Bairro da Amizade), que teve 82 notificações entre janeiro e março. Em seguida, a ação vai passar por São José de Imbassaí, Inoã, Itaipuaçu, Flamengo, Guaratiba, Ubatiba, Bambuí, Itapeba e Cordeirinho. A circulação, que será suspensa em caso de mau tempo, ocorrerá em dois turnos: pela manhã, entre as 5h e 8h, e à tarde entre 18h e 22h.