Notícias de Maricá

Maricá: Canal da Barra será aberto na madrugada deste domingo

O Canal da Barra de Maricá será aberto na madrugada deste domingo (3) após dias de intenso trabalho. A abertura se dará por tempo determinado e se dá em razão da estiagem e para a renovação das águas das Lagoas de Maricá.

Segundo o presidente da Autarquia de Serviços de Obras de Maricá, Renato Machado, a abertura se dará na maré alta, por volta das 2h da madrugada deste domingo.

Questionado se a abertura será provisória, o presidente da Somar, Renato Machado comentou que nesse momento a abertura será provisória e que terá duas máquinas no local para quando a própria maré fechar o canal. “Nossa vontade até é de que seja definitivo. Mas esse serviço que nós estamos fazendo aqui é provisório. Durante seis horas de maré cheia vai entrando água. Teremos duas máquinas fazendo esse serviço de abertura durante 10 dias.” Disse.

A intervenção foi autorizada pelo Inea após reunião com o prefeito Fabiano Horta na última quarta-feira (30/01). O serviço tem o objetivo de renovar as águas da lagoa, essencial para a revitalização do oxigênio e diminuição da mortandade de peixes e restauração de plantas nativas. A medida foi comemorada pelos pescadores nativos da região. “Agradecemos ao Governo do Estado, através da secretaria de Meio Ambiente e do Inea, que entenderam a necessidade emergencial da abertura do canal da Barra de Maricá para salvar nossas lagoas”, disse Renato, ressaltando que esta não é uma medida definitiva.

.

Confira o vídeo:

abertura canal2
Máquinas trabalham nesses sábado (2) para abertura do canal da Barra de Maricá. (foto: João Henrique / Maricá Info)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo