Maricá: Câmara poderá ter CPI contra a Enel
Foi anunciada a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a prestação de serviços da concessionária Enel no município de Maricá. O anúncio foi feito durante sessão ordinária ocorrida nesta quarta-feira (5). Após muito estudo, os vereadores identificaram a possibilidade da criação do grupo que verificará a qualidade dos serviços da empresa. Eventualmente os parlamentares discutem as recorrentes quedas e faltas de energia elétrica, preços altos nas contas e atendimento deficitário na loja da Enel na cidade.
“Não pude ir, ontem, a uma audiência da Comissão de Defesa do Consumidor em Brasília porque estava trabalhando nos últimos passos para a implantação da nossa CPI. É com muito prazer que quero apresentar ao povo de Maricá o requerimento de instalação da CPI em face da Enel. Hoje, será protocolado. Já colhemos muitas assinaturas”, explicou Cemar. O vereador aproveitou para convidar a todos para a audiência pública que discutirá os serviços da Enel que ocorrerá no dia 10 de junho às 17 horas no Cinema Henfil.
Meio Ambiente e Porto de Jaconé – O presidente da Câmara, Aldair de Linda (PT), anunciou que o governador do Estado, Wilson Witzel, pediu celeridade no processo de liberação da licença para a construção do Porto de Jaconé. “Quero deixar um recado em agradecimento porque tive a notícia de que o governador do Estado pediu para que desse prosseguimento à licença liberando o Porto de Jaconé. Queremos agradecer ao governador. Estamos desde 2010 nessa luta para geração de emprego para o município e o governador pediu celeridade nesse processo”.
O vereador Dr. Richard (PT) anunciou que equipes da Somar foram até a Holanda em busca de novas tecnologias para criar mecanismo de fornecimento de água para Maricá. “Foram buscar conhecimento sobre a usina de dessalinização da água. A barragem da Cedar não irá sair mais por conta de reivindicações de moradores de Rio Bonito e Tanguá”.
UPA volta a ter repasse do Governo do Estado – O vereador Dr. Felipe Auni (PSD) informou que o Governo do Estado voltou a fazer os repasses para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã. O vereador ainda falou sobre a inauguração do Centro de Regulação da Secretaria de Saúde que ocorreu na tarde desta terça-feira.
O vereador Ricardinho Netuno (Patriotas) pediu informações a respeito da abertura do Canal de Itaipuaçu. “Temos que fazer um debate mais elevado porque têm várias consequências. Fiz um requerimento solicitando estudo técnico. Estudo sobre essa obra porque tirar a pedra e colocar em outro pode influenciar no abastecimento de água. Muitos moradores dependem da água de poço. Não sou contra a obra, quero que seja uma obra bem feita”.
Felipe Auni informou que fará um requerimento solicitando que a autarquia de pesquisas de Maricá faça um estudo sobre a área. O vereador Chiquinho (PP) pediu esclarecimentos sobre a compra do material escolar dos estudantes da rede municipal. “Já compraram os materiais? Já fizeram licitação? Como está o andamento disso?”.
Votações do Dia – Foi votado parecer da Comissão de Justiça e Redação Final pela admissibilidade com emenda ao projeto de Lei nº 40/2017 de autoria do vereador Ismael Breve, que institui o programa de vacinação domiciliar de idosos. Também foi votado parecer da Comissão de Justiça e Redação Final pela admissibilidade com emenda ao Projeto de Lei nº 42/2017 de autoria do vereador Ismael Breve, que dispõe sobre a implantação de medidas de informação à gestante e parturiente sobre a política nacional de atenção obstétrica e neonatal, visando a proteção destas contra a violência obstétrica no município.
Também foram votadas moções de autoria do vereador Marcus Bambam, à equipe de obras da Autarquia Somar: Fernando do Nascimento, Carlos Eduardo Souza, Bernardo Santos, José Carlos Fidelis, Manoel David Silva, Ecio Rangel, Ronaldo Pereira, Alex Sana, Luiz Roberto Terra, Elton Sergio Souza e. Wesley de Almeida.