Câmeras flagraram pouso na praia; “Um grande milagre!” declarou ocupante do avião
Câmeras de monitoramento do COMAR (Centro de Operações Maricá) registraram o momento em que um avião monomotor fez um pouso de emergência na praia de Itaipuaçu.
O caso aconteceu no final da tarde da última quarta-feira (10/07), na altura da Rua 09. A aeronave se aproximou pelo mar, já com o motor inoperante. A perícia do piloto pode ter salvado todos os três ocupantes da aeronave. “O piloto tentou ligar o motor, mas foi como um carro que não pega. Foi um momento extremamente desesperador em que pensamos que íamos morrer. A expectativa era cair no mar”, disse José Carlos Rizk Filho, presidente da OAB-ES e ocupante do avião que pousou na praia.
Segundo José Carlos, o avião bateu violentamente na areia e se arrastou por mais de 300 metros. A característica fofa da areia da praia de Itaipuaçu, com grãos mais grossos, pode ter feito com que o avião não se partisse, amortecendo a queda.
Técnicos e peritos do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) realizaram os procedimentos iniciais para apurar a causa do incidente que, felizmente, terminou sem nenhum ferido. “Estou fazendo um vídeo primeiramente para agradecer as centenas de mensagens que recebi. Hoje, um milagre aconteceu”, iniciou José Carlos no vídeo em que relata a tensa viagem.