Governo do Rio autoriza mais três batalhões da PM; nenhum será para Maricá
O Governador do Rio, Claudio Castro, autorizou a construção de mais três batalhões na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os novos batalhões serão construídos na Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu; na Zona Norte, na comunidade do Jacarezinho; e em São Gonçalo. Nenhum, no entanto, será para Maricá, cidade que não tem nenhum batalhão e que depende do policiamento feito pelo 12º BPM, que destina pouco efetivo para a cidade que mais cresce em termos demográficos no Estado do Rio.
O Batalhão em Maricá é uma luta antiga. Recentemente, o Governador do Rio, Claudio Castro e o prefeito de Maricá assinaram um protocolo de intenção para a construção do novo batalhão, no qual o município destinaria a área (escolhida uma na RJ-106) e construiria a estrutura física, cabendo ao Estado alocar efetivo e garantir o funcionamento da unidade. Mais de um ano se passou e nada de início de obras.
A disputa política com o isolamento de Maricá leva o Estado do Rio a deixar a cidade de lado. Caso o município não tivesse os bilhões dos royalties de petróleo, estaríamos vivendo uma cidade sem qualquer segurança, já que Maricá é a cidade que mais investe no policiamento do PROEIS.
Enquanto a população cresce, a cidade aumenta e a criminalidade avança, o Governo do Estado fecha os olhos para a cidade governada pelo PT há 16 anos.