Início Notícias da Cidade Verão chegando, aumenta o risco de contágio da dengue

Verão chegando, aumenta o risco de contágio da dengue

O Maricá Info, prestando grande serviço à comunidade, traz um alerta para todos, o verão está chegando, e a o risco de se contrair a Dengue aumenta, saiba porque:

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, não é transmitida de pessoa para pessoa; o vetor é a fêmea do mosquito Aedes aegypti, que se infecta ao picar uma pessoa doente.
Clique para ampliar
Para a dengue não existe tratamento específico. Assim que alguns sintomas forem diagnosticados, deve-se procurar imediatamente o serviço de saúde. As pessoas devem fazer repouso e beber muito liquído (inclusive soro caseiro).
É importante também conhecer os sintomas, a dengue é uma doença grave e pode matar. A febre é alta acompanhada de um ou mais sintomas como dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas juntas. A orientação é procurar imediatamente uma Unidade de Saúde. E se, depois do diagnóstico, aparecerem sintomas como dor na barriga ou vômito, o retorno para Unidade de Saúde tem que ser imediato.
Clique para ampliar
Para combater a dengue é necessário que toda a comunidade participe. É importante que o tema seja abordado em sala de aula, para que os alunos divulguem as informações em casa e no bairro.
Combater a dengue não é uma tarefa fácil. Se não mobilizarmos, daqui a pouco a dengue pode aparecer. Chuva e calor favorecem o aparecimento do mosquito transmissor da dengue. Por isso, precisamos da ajuda de todos para eliminar e evitar os focos do mosquito e não deixar que ocorram epidemias de dengue no Brasil.
Medidas simples, desde que feitas todos os dias, geram bons resultados. Além de proteger a sua família, você pode ajudar a sua comunidade.
Conheça aqui tudo sobre a dengue e ajude-nos nesse combate. A hora de agir é agora!

Prevenção

Veja que, com medidas simples você pode combater a dengue:
  • Não deixe água acumulada sobre a laje.
  • Manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana
  • Manter a caixa d’agua completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito.
  • Manter bem tampados tonéis e barris d’água.
  • Encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta.
  • Lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água.
  • Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, lavá-lo com escova, aguá e sabão. Fazer isso uma vez por semana.
  • Remover folhas e galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.
  • Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias e etc.
  • Se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.
  • Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios.
  • Lavar principalmente por dentro, com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, etc.

Acesse o site: www.combatadengue.com.br e informe-se! Entre nessa luta. Dengue Mata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor colocar seu nome aqui