Conheça Maricá

Há pouco mais de 50 km do Rio de Janeiro, Maricá é um paraíso natural com todas as suas praias, lagoas, ilhas, cachoeiras e trilhas. São 46 quilômetros de praias, seis lagoas, canais e rios, cachoeiras, trilhas, serras e muita natureza. Maricá é um paraíso natural que vem ao longo dos anos perdendo a sua área verde e preservada, como a restinga de Maricá, e se tornando mais urbana com o crescimento de sua população.

matriz ns amparo
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, no Centro de Maricá. (Foto: João Henrique / Maricá Info)

O oceano atlântico banha a cidade da Praia do Recando, em Itapuaçu à Praia de Jaconé, bairro que faz divisa com o município de Saquarema, na Região dos Lagos. Entre essas praias, estão a Praia de Itaipuaçu, Praia da Ponta do Francês, Restinga de Maricá, Praia da Barra de Maricá, Praia de Guaratiba, Praia de Cordeirinho e Praia de Ponta Negra. Nem todas são próprias para o banho pois são de mar aberto. As praias mais indicadas são a de Ponta Negra e do Recanto, onde as crianças podem se banhar ou no canal ou na praia em dias em que o mar não está de ressaca.

Quem prefere a água mais calma e parada, Maricá tem cinco principais lagoas; a Lagoa de Maricá, a Lagoa da Barra, a Lagoa de Guarapina, Lagoa do Padre, Lagoa de Jacaroá, Lagoa de Guarapina e Lagoa de Jaconé. Clique aqui e conheça mais!

A Lagoa de Maricá banha os bairros de Zacarias, Boqueirão, Araçatiba, Itapeba, Parque Nanci e São José do Imbassaí e é muito frequentava por que passa pela cidade e por moradores da região.

A Lagoa da Barra de Maricá é uma das mais frequentadas, onde os banhistas aproveitam sempre um dia de sol forte na Rua 13, próximo ao DPO e a quadra do bairro.

A Lagoa do Padre é uma homenagem feita pela Câmara Municipal de Maricá ao padre Cláudio Medeiros Franco e fica no bairro de Guaratiba.

A Lagoa de Guarapina banha os bairros de Ponta Negra, Bambuí e Cordeirinho e entre os bairros de Bambuí e Cordeirinho, é muito comum a pesca e banho.

Praias

Praia de Itaipuaçu: Praia oceânica, com extensão de 15 Km e largura entre 20 e 30m, com águas transparentes e esverdeadas, cuja temperatura varia entre fria e morna e areias claras. Circundada pela Pedra do Elefante (mata atlântica e mirante), Serra da Tiririca, Pedra de Itaocaia, além de grande número de construções. É praticada a pesca de linha e própria para o banho, apesar de ser funda.

Praia da Barra de Maricá: Situada entre as Praias de Itaipuaçu e Guaratiba, tem extensão de 9 Km e largura entre 15 e 20m, com vegetação rasteira típica de restinga.
Águas transparentes e esverdeadas, com areias claras.
Entorno composto pela restinga, Lagoa de Maricá (Bairro de Zacarias, onde se localiza a vila de pescadores), por grande número de construções, quiosques e pelas dunas que ainda se encontram preservadas.

Praia de Guaratiba: Praia oceânica, situada no extremo leste da Restinga de Maricá, com 5 Km de extensão e largura entre 20 e 30m.
Águas frias e transparentes, com areias claras.
Paisagem formada por Ponta Negra e seu farol, pela Restinga de Maricá, pela Lagoa de Guarapina e pelo canal de ligação, entre as Lagoas de Guarapina e do Padre ao oceano.
Trecho mais propício a banhos e a prática do Surf.

Praia de Cordeirinho: Entre as Praias de Ponta Negra e Guaratiba. Praia oceânica, com 4,5 Km de extensão e largura entre 15 e 20m.
Vegetação rasteira típica de restinga, predominando espécies de gramíneas. Águas transparentes e esverdeadas, com areias claras.
Na paisagem circundante se destacam a vegetação e restinga e a Lagoa do Padre.
É praticada a pesca de linha e própria para o banho.

Praia de Ponta Negra: Praia oceânica, situada no extremo leste da Restinga de Maricá, com 5 Km de extensão e largura entre 20 e 30m.
Águas frias e transparentes, com areias claras.
Paisagem formada por Ponta Negra e seu farol, pela Restinga de Maricá, pela Lagoa de Guarapina e pelo canal de ligação, entre as Lagoas de Guarapina e do Padre ao oceano.
Trecho mais propício a banhos e a prática do Surf .

Praia de Jaconé: Entre Ponta Negra e divisa de Saquarema, praia oceânica, com extensão de 4 Km e largura de 25m. Vegetação rasteira, típica de restinga. Águas esverdeadas, com temperatura agradável. Areias finas e claras.
Localiza-se nos limites com a Restinga de Saquarema, a Lagoa de Jaconé. Contornada pela serra de Jaconé e por loteamento de veraneio na área da restinga.

Ilhas Maricás

Vista completa da Ilha Maricá. (Foto: João Henrique | Maricá Info)

As Ilhas Maricás é um complexo de cinco ilhas no oceano atlântico no bairro de Itaipuaçu, em Maricá. O acesso se dá pela Rua 70 onde saem os barcos. Há duas praias na Ilha, mas apenas uma dá acesso para a principal ilha do arquipélago, a que abriga o farol.

Com cerca de 4,5km de extensão, a Ilha possui uma vegetação de árvores baixas e poucos árvores frutíferas – a mais comum é a pitanga – e abriga dezenas de espécies de animas, principalmente pássaros e insetos. Cercada de rochas, a ilha é um verdadeiro paraíso para que quer paz e sossego. Muito utilizada como refúgio dos pescadores da região, o local foi se tornando atrativo para a visitação por suas incríveis paisagens.

A trilha até o farol é o principal destino de quem chega a ilha com o intuito de explorá-la. O caminho é simples, chegando pela ‘praia da capelinha’, onde os barcos deixam os visitantes, é só seguir pela direita. A paisagem é linda, a ilha possui uma fenda que praticamente dividem a ilha em duas. No final da trilha, o caminho é entre árvores pequenas e por fim o farol, ponto mais alto da ilha.

Praia da Capelinha, local de desembarque de visitantes. (Foto: João Henrique | Maricá Info)
Praia da Capelinha, local de desembarque de visitantes. (Foto: João Henrique | Maricá Info)

A Ilha Maricá, um dos lugares mais lindos da cidade, o único acesso se dá pela ‘praia da capelinha’ como é conhecida pelos pescadores.

Na alta temporada é comum encontrar barracas de ‘camping’ e dezenas de pessoas na ilha, que além de suas lindas paisagens possui diversas espécies de peixe como; Peixe -Espada, olho-de-cão, entre outros.

12 Comentários

  1. Maricá está crescendo muito e tem um paraíso natural, precisamos valorizar mais a cidade e parar com o espírito de vira-lata. O turismo cada vez evolui mais, e com a proximidade do Rio de Janeiro em comparação com outras cidades da Região dos Lagos, temos tudo pra ser o principal ponto turístico da região.

  2. Amo Maricá , lugar lindo, com áreas verdes, está crescendo muito temos que cuidar e valorizá-la cada vez mais…. é o meu recanto.

  3. Ola bom dia!
    Primeiramente gostaria de agradecer ao Quaqua por uma excelente vigencia em Marica. Marica e Bambui antes do governo PT era abandonada, e agora tem ate onibus gratis, ruas asfaltadas,pracas melhoradas e garis nas ruas. So precisa mandar mais garis para limpar constantemente as areias das praias, especialmente nos finais de semana e feriado e instalar grandes containers para que os frequentadores de suas praias tenham onde joga-los. Mas a cidade agora tem ciclovia, iluminacao. esta realmente progredindo com o PT.
    Mas a minha pergunta eh a seguinte:

    Quaqua, o que aconteceu com o canal de Bambui?
    Tenho casa na Rua 19 e quando crianca pescava sempre com meu pai la no canal. Pescavamos siri, tomavamos banho, pescavamos tainhas enormes,camarao e hoje em dia levo minha neta la para pescar de canico e nao pegamos nem um bagre!!! Nenhum peixe. Alem disso , ficou impossivel nadar no canal, ja que tem lodo demais no fundo. O que aconteceu? E o que pode ser feito? Obrigada.

  4. Bom dia!
    Tenho uma casa na Rua 40 em Jacaroá, e fico triste com a falta de zelo pela lagoa, o entorno dela cheio de mato alto, sem nenhuma valorização, ruas ainda sem asfalto muito largado este bairro, cadê o prefeito que só esta fazendo obra onde há maior circulação de pessoas.

  5. Olá pessoal em breve vou deixar o alto da boa vista …estou pensando em morar em barra de Maricá ou cordeirinho…onde é melhor? Obrigada!

    1. Boa tarde…
      Aluguei uma casa em Barra de Maricá, recentemente. Lá é lindo, tem local para andar de bicicleta, etc.. mas…
      fui informada que é o pior local para banho de mar. Até msm em dias de aparente calmaria, existem correntes que não são percebidas e que as tornam improprias e perigosíssimas.
      Já em Cordeirinho, as águas são menos perigosas, existem formação de “lagos” na areia(ótimo para crianças e até adultos).
      Há mais movimento comercial tb nesse trecho… enfim, vou verificar, pois a mudança ainda está nas caixas.
      São as informações de pessoas que moram no local há tempos…
      Att
      Edelvais

  6. Moro em Cordeirinho há 6 anos e acompanhei mudanças significativas até agora. Melhorou em relação à coleta de lixo, à iluminação, asfalto, e, obviamente, ao transporte coletivo gratuito. Além disso, a creche pública situada na rua 107 é um grande apoio para os pais da região. Sem dúvida, tais melhorias foram concretizadas nas administrações petistas de Quaquá e agora na de Fabiano Horta. Entretanto, é urgente que cuidem de nossas lagoas. Elas se tornaram depósito de dejetos oriundos de muitas casas e bares construídos nos últimos anos. Isso é realmente lamentável e imprudente por parte de moradores e das autoridades competentes.

  7. Parabéns pela publicação do Maricá Info, onde me informo diariamente sobre a cidade, onde moro há dois meses e não quero mais sair. Francamente a natureza abençoou Maricá, que dá um banho nas demais cidades da Região dos Lagos. Privilegiada pela natureza tanto no turismo quanto no pré-sal da Bacia de Santos, o município caminha para se tornar cidade referência no país, o que, sem dúvida, é um tapa na cara do sujeitinho Eduardo Paes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo