História de Maricá

Seu povoamento iniciou em 8 de Janeiro de 1574, com a doação de sesmaria, na faixa do litoral compreendido entre Itaipuaçu e a lagoa de Maricá.

Autoridades chegando em Maricá para visita.1
Autoridades chegando em Maricá para visita, através da EFM (Estrada Férrea Maricá)

Em 1584, o Padre José de Anchieta chegou às margens da Lagoa, onde se realizou a célebre pesca milagrosa – ali encontrou diversos núcleos de povoamento em plena atividade, destacando-se as sesmarias de Antônio Mariz, na região de São José de Imbassaí, e a de Manoel Teixeira, localizada junto à Lagoa.

A colonização teve seu maior desenvolvimento em ‘São José do Imbassahi’, circundando a lagoa, onde se localizava a Fazenda de São Bento, da ordem dos beneditinos do Rio de Janeiro, que era uma das maiores criadoras de gado e fornecedoras de carne da Capitania. A capela de ‘São José do Imbassaí’ foi construída em 1675, com arquitetura de valor histórico e ambiental de estilo jesuítico.

Nos meados do século XVIII, os moradores da região que hoje é conhecida como São José, primeiro povoado de Maricá, foi migrando para a outra margem da lagoa devido à malária que assolava a região.

matriz ns amparo
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, no Centro de Maricá. (Foto: João Henrique / Maricá Info)

Foi erguida a Capela de Nossa Senhora do Amparo em 1788 e o povoado cresceu da região onde hoje é o Centro.

Em 1814, formou-se a Vila de Santa Maria de Maricá que, posteriormente, perdeu sua autonomia e foi anexada a Niterói. Em 1833 readquiriu sua autonomia. Em 1887 a EFM (Estrada Férrea Maricá) proporcionou um grande crescimento, elevando Maricá à categoria de Cidade em 1889.

 

 

EstacaoManoelRibeiro EFM1Em 1889 era inaugurado o trecho que ligara até Itapeba e posteriormente até Manoel Ribeiro. Através do Governo Federal tal projeto foi prolongado até Cabo Frio, e fazendo-se o entrosamento com a Central do Brasil.

Naquela época, o trem já era um dos meios de transportes mais utilizados, principalmente pela comunidade de baixa renda. Através dele, os pescadores levavam seus peixes para vender nos mercados de Niterói e São Gonçalo, desta forma, o município também escoava sua produção de banana.

Pesca

pesca praia de itaipuacu marica 2024 maricainfoA pesca sempre despontou em Maricá, não só como fonte de sustento local, como fonte de exportação. As dificuldades de escoamento, tão grandes eram as distâncias e tão difícil a locomoção que obrigavam os comerciantes a salgar o peixe a fim de transportá-lo. A exportação para Niterói e para o Rio de Janeiro era demorada.

A implantação da rodovia Amaral Peixoto, a RJ-106, propiciou grande desenvolvimento da indústria da construção civil para residências de veraneio, equipamentos turísticos e a construção de indústrias e comércios. Hoje, a cidade de Maricá é uma das que mais recebem royalties do petróleo no estado do Rio de Janeiro.

Em 2014, Maricá completou 200 anos de história. De grande produtora de carne e pesca para a capitania à cidade turística e inexplorada. Em 2024 o município é o que mais arrecada com royalties do petróleo no Brasil e viu sua arrecadação aumentar exponencialmente, junto com os investimentos em infraestrutura e distribuição de renda, mantendo políticas voltadas para o social, o que fez sua população crescer muito nos últimos anos.

Drone Itaipuacu Aerea marco 2024 Jardim Atlantico
Distrito de Itaipuaçu, região com crescimento acelerado em Maricá. (foto: João Henrique / Maricá Info)
bandeiras amplo marica sol tempo bom 11 23 1
Chegada à Maricá pela rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) na altura de Inoã.
Separar Banners

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo