CulturaNotícias da Cidade

MP determina derrubada de curso de água em torno da Casa de Cultura em Maricá

44

Por determinação do Ministério Público Estadual, que atende a uma solicitação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), uma equipe da Secretaria de Obras de Maricá iniciou nesta quinta-feira (14/4) a demolição da estrutura que fica no entorno da Casa de Cultura.
De acordo com o órgão estadual, o prédio é tombado pelo patrimônio histórico e a construção, realizada em 2003, viola essa condição por interferir na arquitetura original. A retirada dos blocos de concreto, que compunham um curso de água, deve durar até esta sexta (15).
No fim de março, a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Niterói determinou que fossem tomadas as providências que tinham sido acordadas entre o Inepac e o a Prefeitura de Maricá. O acordo previa a reparação do conjunto arquitetônico que fica no entorno da Praça Orlando de Barros Pimentel, a partir de um inquérito civil aberto em 2008.

Ainda segundo o Inepac, os espelhos d’água que ficam ao redor da Casa de Cultura, que no passado abrigou a antiga Casa de Câmara e Cadeia da cidade, colocam em risco a integridade do bem tombado. Além disso, a construção foi realizada de forma irregular na ocasião, sem o devido parecer do patrimônio histórico.

O conjunto arquitetônico da praça é composto ainda pela igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo, mas o documento do Inepac não faz qualquer referência à grade de proteção erguida ao redor do templo. O instituto entendeu, no entanto, que o anfiteatro e a Casa Digital, que foram também instalados na praça, devem ser recuperados e mantidos onde estão, uma vez que houve investimento de verba pública nestes para uso da população.

Texto: Sérgio Renato   foto: Fernando Silva

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo