ItaipuaçuNotíciasNotícias da Cidade

Pesquisadores estudam costa de Maricá

Objetivo do projeto é analisar a qualidade e potencial da água

Pesquisadores do Instituto de Geociências da UFRJ instalam nesta sexta-feira uma antena meteorológica na Subprefeitura de Itaipuaçu para medir volume pluviométrico (quantidade de chuva), temperatura, umidade do ar e velocidade dos ventos na região. A medida faz parte de um projeto que vai estudar o aquífero costeiro subterrâneo do bairro, visando analisar a qualidade química da água e seu potencial de reservas. 

O prefeito Washington Quaquá já autorizou o início da pesquisa patrocinada pela Faperj que, em sua primeira fase, terá duração de um ano, além da instalação do equipamento no local escolhido pelos geólogos.
Gerson Cardoso da Silva Júnior, um dos responsáveis pelo projeto, salientou a importância de a cidade ter consciência do seu manancial de águas subterrâneas em um Estado que não possui tradição em pesquisas desse tipo.
“Apesar de sermos um dos Estados mais desenvolvidos da União, investimos muito pouco em estudos sobre recursos hídricos subterrâneos que, pelo que fiquei sabendo, aqui em Maricá, é vital. E não só, já que a questão da água, atualmente, torna-se vital no mundo todo”, avalia.

Gerson lembra que, em cidades como Natal, Maceió e Teresina, cem por cento do abastecimento d’água é feito por aquíferos subterrâneos.
“São recursos mais baratos para a população e para a administração pública, porque dispensam obras e taxação do serviço de distribuição”, frisa.

Fonte: O Fluminense

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo