CulturaMeio AmbienteNotícias de Maricá

QGEP traz exposição ‘Portinari’ para Maricá

A Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP) retoma, em parceria com o Projeto Portinari, a itinerância da exposição “Portinari: Arte e Meio Ambiente”. Dessa vez, o conjunto de obras do pintor brasileiro que aborda a temática de meio ambiente está exposta de 26 de maio a 07 de junho na cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A abertura da exposição foi no dia 26/5, às 9h, na Casa Digital, Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro da cidade. Cerca de 1500 estudantes de 37 escolas municipais terão acesso à exposição e
oficinas de arte, das 8h30 às 17h.

 

Exposição e Oficina Portinari traz arte e conscientização para Maricá. (Foto: João Henrique | Maricá Info)
Exposição e Oficina Portinari traz arte e conscientização para Maricá. (Foto: João Henrique | Maricá Info)

O projeto engloba muito mais que uma exposição, uma vez que moradores de Maricá são capacitados para monitorar as atividades de crianças. Além disso, professores das escolas municipais também recebem treinamento para usar a arte como ferramenta de educação. O foco é sempre na abordagem de temas relacionados ao meio ambiente.

A QGEP é patrocinadora do Projeto Portinari desde 2011, período em que foi iniciada a itinerância de “Arte e Meio Ambiente” no sul da Bahia.
Em 2012, a exposição foi levada para a Rio+20, permanecendo no Rio de Janeiro até dezembro. Este ano, o projeto ainda será levado para outras cidades como Recife, São Francisco de Itabapoana e Arraial do Cabo.

Para essa exposição, foram selecionadas paisagens, flora e fauna brasileiras, colheitas e o homem brasileiro para compor a exposição que, além de mostrar o trabalho do artista, pretende emocionar e
envolver os visitantes, causando comoção e mobilização por meio da arte.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo