CidadaniaEducaçãoNotícias de Maricá

Cordeirinho recebeu ação da cidadania neste sábado

Neste sábado (22/06) a Prefeitura de Maricá e o Governo do Estado realizaram a segunda ação da cidadania, na Escola Municipal Lucio Thomé Guerra Feteira, em Cordeirinho, com o objetivo de erradicar o subregistro. Organizado pelas secretarias estadual e municipal de Assistência Social, o evento ofereceu diversos serviços gratuitos à população, das 9h às 15h (Uma hora a menos por causa do jogo da seleção brasileira). A ação contou com as parceiras do Cartório Civil do 2º Distrito, Detran, OAB, Caixa Econômica Federal, Defensoria Pública, Fundação Leão XIII e Conselho Tutelar, entre outras. A primeira mobilização foi realizada em abril, em Itaipuaçu, com 750 atendimentos prestados. 

Estado e Prefeitura realizam ação da cidadania em Cordeirinho, Maricá - RJ
Estado e Prefeitura realizam ação da cidadania em Cordeirinho, Maricá – RJ

Durante a nova edição do evento, moradores de Cordeirinho e de bairros próximos tiveram a oportunidade de obter documentos básicos, como registro civil (certidão de nascimento), carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho, além de se inscrever nos programas sociais do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), que incluim, por exemplo, o Bolsa Família, Vale Social, Rio Card especial e sênior.

Outra oportunidade imperdível são as vagas de emprego por intermédio do Sine (Serviço Nacional de Emprego). As equipes dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) estiveram, respectivamente, fazendo inscrições para oficinas e cursos realizados nos centros do município e prestando esclarecimentos quanto a denúncias de direitos violados. Os interessados também poduderam se inscrever nos cursos de qualificação profissional do Pronatec, oferecido para pessoas de 16 a 59 anos, em parceria com Senai e Senac.

A secretaria de Saúde esteve presente com serviços gratuitos como aferição de pressão arterial e medição de glicose, teste de hepatite e orientações sobre o programa hiperdia (hipertensão e diabete). Dois dentistas realizavam a aplicação de flúor e prestar orientações sobre dicas de escovação. Outro serviço importante que esteve à disposição dos participantes é a atualização das vacinas em crianças, desde que os responsáveis apresentem na hora a carteira de vacinação. Também serão oferecidas orientações para dependentes químicos e atendimento à mulher.

A equipe do Programa Minha Casa, Minha Vida participou do evento cadastrando interessados na seleção dos moradores que serão beneficiados com as unidades habitacionais em construção na cidade. A OAB-Marica também esteve presente prestando esclarecimentos jurídicos à população. Já a Fundação Leão XIII foi a responsável pela emissão gratuita de documentos.

Ação em Itaipuaçu 
A ação é a segunda realizada no município com a parceira do Governo do Estado. A primeira foi realizada em Itaipuaçu, na Escola Municipal João Monteiro, no dia 27 de abril. Foram realizados 750 atendimentos, sendo sete de registros de nascimento tardio. Além desses, o cartório prestou 30 atendimentos; o Detran 204; a Defensoria Pública 290; a Secretaria Municipal de Assistência Social 35; a Subsecretaria de Dependência Química fez 100 acolhimentos e encaminhamentos; o Conselho Tutelar fez 31 orientações e 21 encaminhamentos; a Fundação Leão XIII emitiu 28 isenções para a retirada de segunda via de documentos; a CEF emitiu 19 CPFs e a Secretaria de Saúde realizou 133 atendimentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo