Notícias de Maricá

Prefeitura de Maricá fecha ‘aeroporto’ após queda de aeronave

A Prefeitura Municipal de Maricá informou através de nota que fechou o aeródromo da cidade após a queda de uma aeronave no Parque Eldorado, próximo ao Centro de Maricá nesta quarta-feira (11). Segundo a nota, o aeroclube que utilizava a aeronave funcionava de maneira irregular.

O fechamento proíbe pousos e decolagens por prazo indeterminado e um decreto, já assinado pelo prefeito de Maricá, será publicado na próxima edição do Jornal Oficial do Município (JOM). Para garantir a interdição da área, equipes da Guarda Municipal ficarão na entrada do local a partir desta noite.

Queda de aeronave deixou um morto e um ferido em Maricá. (Foto: Marco Bechkert | Maricá Info)
Queda de aeronave deixou um morto e um ferido em Maricá.
(Foto: Marco Bechkert | Maricá Info)

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Maricá vai interditar, ainda hoje (11/09), o aeródromo municipal. A decisão foi tomada após a queda de um monomotor nesta tarde, na Rua Luiz Alberto Ramos Machado, no bairro Parque Eldorado. Segundo as primeiras informações, a pessoa que pilotava a aeronave morreu no local do acidente. Ferido, o outro ocupante foi encaminhado para o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro.

O fechamento proíbe pousos e decolagens por prazo indeterminado e um decreto, já assinado pelo Prefeito Washington Quaquá, será publicado na próxima edição do Jornal Oficial do Município (JOM). Para garantir a interdição da área, equipes da Guarda Municipal ficarão na entrada do local a partir desta noite.

O monomotor que caiu na cidade era utilizado para voos de instrução por um aeroclube que opera sem autorização legal no aeródromo de Maricá. A interrupção das atividades irregulares no aeródromo é uma batalha da atual administração municipal. A cessão para uso do solo no local – que permitiu o funcionamento das escolas de aviação existentes e de outras atividades igualmente irregulares até hoje – foi realizada em 2006 pelo antigo Governo Municipal, sem licitação. Em 2009, o TCE considerou todas as doações irregulares e determinou a cassação das atividades, o que está sendo cumprido.

Em 2012, o atual Governo cassou, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, os alvarás de funcionamento das escolas de pilotagem. Há uma ação judicial das empresas contra a decisão. Diante do descumprimento legal das empresas, a Prefeitura de Maricá informou os fatos à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

 

Artigos relacionados

3 Comentários

Botão Voltar ao topo