EsportesEventosNotícias de Maricá

Maricá recebe neste sábado a final do estadual de maratonas aquáticas

Maricá recebe no próximo sábado (16/11), a etapa final do Campeonato Estadual de Maratonas Aquáticas, realizado pela Federação Aquática do Rio de Janeiro (FARJ), em parceria com a prefeitura. Ao todo estão inscritos 207 atletas de diversas cidades do estado, como Maricá, Rio das Ostras, Teresópolis e Rio de Janeiro. A competição será na lagoa do Boqueirão, a partir das 8h, e terá duas provas: uma preliminar com percurso de 600 metros, que contará com 26 categorias, e a principal, na qual os atletas percorrerão 2.500 metros em outro circuito montado nas águas da lagoa, com o total de 28 categorias.

Competição

Final do campeonato estadual de maratonas aquáticas será realizado na lagoa do Boqueirão. (Foto: Ramon Pózes)
Final do campeonato estadual de maratonas aquáticas será realizado na lagoa do Boqueirão.
(Foto: Ramon Pózes)

A federação considera essa competição uma das mais importantes realizadas nesse ano por estar em disputa o título estadual. De acordo com a coordenadora de maratona aquática da FARJ, Regina Coeli, já foram realizadas três outras etapas do campeonato iniciado em fevereiro, em Teresópolis, Niterói e Angra dos Reis.

Na categoria geral feminino, os destaques são Maria Eduarda de Oliveira e Silva, atleta do Flamengo, e a maricaense Mariana Mello, atleta do Fluminense. Já na categoria geral masculina, a disputa fica entre Arthur Pedrosa, atleta de Resende, Pedro Silva e Nunes, da equipe Navegantes do Rio de Janeiro, e Elder Luna Santos, atleta do Flamengo. E, na categoria masculino de 15 a 16 anos merece destaque o atleta maricaense do Fluminense, Pedro Mello.

Para animar o público que for ao local, a secretaria municipal de Turismo fará uma edição especial do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, a partir das 10h30, com apresentação dos cantores locais Roberta Tílio e Ricardo Agura. A premiação da etapa será no mesmo local da prova. A cerimônia será na sede social do Esporte Clube Maricá, com início previsto para 15h30, com show de Bruno Nerner.

Curso de Formação de Árbitros

Também em parceria com a FARJ e com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), a prefeitura de Maricá vai promover um Curso de Formação de Árbitros em Maratona Aquática, no dia 15 de novembro, véspera da competição, na Casa Digital. As turmas já estão formadas e terão ao todo 40 alunos – a maioria professores de natação do município. De acordo com o secretário municipal de Esportes, Leonardo Dutra, o objetivo do curso é capacitar profissionais para atuar em provas de águas abertas em todo o país.

O curso é dividido em dois momentos: aulas teóricas no salão da Casa Digital, das 9h às 17h, e uma prova prática de conclusão do curso no dia 16 de novembro. A palestrante será a ex-nadadora Christiane Fanzeres, diretora de maratonas aquáticas da CBDA e árbitra da Federação Internacional de Natação (FINA). Christiane acumulou muitos títulos na carreira, entre eles a Travessia do Canal da Mancha, prova de 34 km no mar que liga o Sul da Inglaterra ao Norte da França.

Artigos relacionados

2 Comentários

Botão Voltar ao topo