Notícias de MaricáSaúde

Inoã: Vigilância Sanitária interdita supermercado

Fiscalização com apoio do Ipem e Polícia Civil flagrou produtos impróprios para consumo e péssimas condições de armazenamento.

A Vigilância Sanitária de Maricá interditou nesta terça-feira (03/12) o supermercado Multi Market, em Inoã. Na operação organizada pelo município, com apoio do Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (Ipem) e da Delegacia Civil de Defesa do Consumidor (Decon), os fiscais encontraram mais de três toneladas de produtos vencidos, com prazo de validade adulterado ou acondicionados inadequadamente (carnes e laticínios expostos sem refrigeração), além de embalagens violadas.

Operação contou com o apoio da Polícia Civil. (Foto: Clarildo Menezes)
Operação contou com o apoio da Polícia Civil.
(Foto: Clarildo Menezes)

O supermercado ficará fechado e terá um prazo de 30 dias para cumprir as exigências sanitárias da prefeitura, como câmara frigorífica na temperatura adequada, limpeza e higienização dos produtos, além da realização de obras elétricas e estruturais. “Os produtos estavam em péssimas condições de armazenamento. As margarinas, que formam a maior parte do flagrante, não estavam guardadas em local refrigerado”, declarou o superintendente da Vigilância Sanitária, Alexandre Alvarenga.

Ao todo, foram recolhidas e descartadas 3,3 toneladas de produtos – três toneladas de margarina e 300 kg de carnes e laticínios. O material foi encaminhado para o Centro de Tratamento de Resíduos de Itaboraí. Os fiscais ainda flagraram produtos com prazo de validade adulterado e sem o Selo de Inspeção Estadual, da secretaria de estado de Saúde, ou o Selo de Inspeção Federal, do Ministério da Agricultura. O superintendente explica que esses produtos, após abertos, têm prazo para serem consumidos. “Eles abrem um queijo, por exemplo, que tem o selo de fiscalização destes órgãos e cortam em vários pedaços colocando um novo prazo de validade sem autorização dos órgãos competentes. Este produto pode estar vencido e ser colocado para venda com o prazo ilegal”, explicou.

A ação municipal tem sido constante. Em outubro, a Vigilância Sanitária Municipal flagrou mais de uma tonelada de produtos impróprios para consumo no supermercado Supermarket, de São José do Imbassaí. No Supermercado Estrela do Sul, no Centro de Maricá, a apreensão de produtos impróprios e vencidos também foi de grande volume.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo