Notícias de Maricá

Mutirão da Saúde beneficia aldeia indígena Semente, em São José de Imbassaí

A secretaria municipal de Saúde realiza nesta quinta-feira (19/12) um mutirão de serviços gratuitos na aldeia indígena Semente – instalada numa área de restinga em São José do Imbassaí. A ação reunirá profissionais dos principais programas de saúde da cidade, entre eles o de Saúde Mental, Planejamento Familiar, Controle da Dengue, Hiperdia, Saúde do Idoso, Saúde Bucal, Vigilância Epidemiológica e Imunização, entre outros.  

Ao todo, serão oferecidos exames para o diagnóstico de 13 tipos de doença, como Toxoplasmose, Sífilis, Hepatite e Rubéola. Também haverá aplicação de flúor nos dentes para prevenção da cárie e inscrição dos indígenas no Bolsa Família e no Cartão SUS, além do agendamento de pré-natal para mulheres grávidas. Cães e gatos que convivem com os índios serão vacinados.

Índios

Os índios da Tribo Tekoa Myboy’ty estão instalados na Restinga de Maricá desde o dia 19 de abril de 2012. Segundo líderes da tribo, o Prefeito de Maricá doou a terra para eles morarem após terem sidos expulsos da tribo Maracanã e Piratininga. Segundo a empresa IDB Brasil, a terra é de propriedade dela e no local pretende construir um completo hoteleiro e turístico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo