Notícias de Maricá

Baleias e orcas dão um ‘rolezinho’ pela orla de Maricá

Do O GLOBO – Uma baleia-de-Bryde e uma orca foram vistas na semana passada na costa de Itaipuaçu, em Maricá. As duas espécies são comuns na orla fluminense nesta época do ano. O Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (MAQUA) da UERJ monitora os cetáceos da costa do Rio de Janeiro desde 1992 recebe, todos os anos, uma quantidade alta de fotos dos animais passeando pelas praias da região. Orcas e baleia-de-Bryde são comuns nessa época do ano na costa do Rio entre Búzios e a baía de Ilha Grande.

A orca foi flagrada no último dia 8 no perfil Itaipuaçu, do Facebook. José Lailson, pesquisador do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Uerj, diz que é comum orcas aparecerem no litoral do Rio. Segundo ele, os animais são atraídos por presas, como as arraias, que procuram as águas frias fluminenses durante o a primavera e o verão.procura tal região para alimentação. São reconhecidas por marcas naturais cerca de 9 indivíduos aqui na costa do RJ. O último registro da espécie em Itaipuaçu foi feito por colaboradores do MAQUA, na última semana de janeiro.

– Estamos acompanhando tal espécie monitorando o comportamento, foto-identificando os indivíduos e gravando os sons emitidos pela espécie. Já foram mais de 9 animais dessa espécie observados entre Maricá e a cidade do Rio de Janeiro nos últimos 15 dias – afirmou Lailson.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo