Itaipuaçu

Caminhada Ecológica acontece sábado na Pedra de Itaocaia, em Itaipuaçu

A Pedra de Itaocaia, em Itaipuaçu, um dos cartões postais da cidade, será novamente incluída no roteiro do Circuito Ecológico de Maricá. Com muitos trechos de subidas, o percurso tem previsão de duas horas de duração e caminhada de média a pesada. A atividade acontece neste sábado (12/04) e é destinada a todas as idades. O passeio, gratuito, é realizado pela Prefeitura com guias turísticos e apoio do Grupamento de Defesa Ambiental e de agentes da Defesa Civil.

As inscrições são feitas somente na Secretaria de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até sexta-feira (11), das 9h às 17h. É necessário apenas preencher um formulário com um documento de identificação e endereço. As vagas para transporte gratuito são limitadas (até 25 pessoas), mas os participantes também podem utilizar transporte público ou veículos próprios para chegar até o local de início da caminhada. O horário de saída da secretaria é às 8h. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

O local é um dos pontos turísticos da cidade, com 389 metros de altitude. No topo da Pedra de Itaocaia, os participantes terão uma visão privilegiada das praias, lagoas e da Pedra do Elefante, que também fica em Itaipuaçu. A secretaria orienta os aventureiros a usarem roupas leves e calçados apropriados, chapéu, além de levar água, frutas e outros alimentos leves. O circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos.

Realizado desde setembro de 2013 em trilhas ecológicas da cidade, o projeto conta com visitas guiadas por equipes da Prefeitura. No último domingo (06), a Secretaria de Turismo levou um grupo de 30 pessoas para o Circuito no Espraiado, trilha do Sítio do Riacho até a cachoeira​ e que fez parte da programação do “Espraiado de Portas Abertas”, turismo rural promovido pela Prefeitura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo