EducaçãoNotícias de Maricá

Prefeitura de Maricá amplia participação no Programa Mais Educação

O Programa Mais Educação de 2014 foi aberto, oficialmente, nesta terça-feira (29/04) em Maricá com apresentações de 450 alunos de 22 escolas municipais. A iniciativa do governo federal em parceria com a Prefeitura tem o objetivo de fomentar a educação em tempo integral na cidade. Ao todo, 3.168 alunos de 6 a 17 anos de 39 escolas municipais são beneficiados com atividades pedagógicas, esportivas e culturais no contra turno escolar. O evento foi realizado na quadra do Centro de Artes de Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca.

Segundo a secretária de Educação, Marta Quinan, a ideia é criar incentivos para transformar as escolas municipais em unidades de tempo integral. Atualmente, a Prefeitura oferece atendimento total, das 7h às 17h, em 10 unidades. “Nossa meta é atender todas as unidades do 1º segmento (Educação Infantil até o 5º ano) até 2016. Estamos preparando as outras escolas com incentivos do Programa Mais Educação”, declarou a secretária.

Nas unidades são desenvolvidas oficinas de karatê, kung fu, futsal, vôlei, dança, reforço escolar, judô, teatro, ginástica rítmica, capoeira, percussão, rádio e jornal escolar, entre outras. Na Escola Municipal Maurício Antunes Carvalho, no bairro Saco das Flores, as aulas de karatê estão mudando hábitos e aumentando a disciplina nas salas de aula. Kevin Araujo, de 15 anos, Enzo Silveira, 11, e Adeilson Freitas, 9, são alguns exemplos de como o esporte ajuda a melhorar o aprendizado.

“O Kevin, por exemplo, tinha problemas com aprendizado, era um menino rebelde e agora está mais atento e disciplinado. O Adeilson também melhorou o aspecto disciplinar”, conta a diretora Manoela Carvalho da Costa, acrescentando que eles participaram pela primeira vez de uma competição de karatê e se destacaram no estadual, realizado em outubro de 2013, em Rio das Ostras. Adeilson, que ficou em quarto lugar, aprova o projeto Mais Educação. “Fico mais tempo na escola e isso me ajuda a ter disciplina e melhorar as notas”, comemora.

Na abertura da cerimônia, os alunos da banda de percussão da Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Inoã, acompanhados do mestre Eduardo Rosa, tocaram o Hino Nacional. Em seguida, aconteceram apresentações de dança, ginástica rítmica, capoeira, karatê, teatro, kung fu, balé, além da exposição de trabalhos. Também participaram do evento a coordenadora do Mais Educação em Maricá, Angélica Cássia do Amaral Neto; a subsecretária de Ações Educacionais, Andréa Cunha; a subsecretária executiva de Educação, Mariane da Fonseca; o secretário municipal de Cultura, Sérgio Mesquita; e Rosane Bittencourt, representando o coordenador do CEU, Willian Campos. 

O município aderiu ao programa em 2010 com cinco escolas. O governo federal repassa recursos para o ressarcimento de monitores e aquisição de materiais. A inclusão é feita por um formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC), por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR).​

 

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. parabéns! pelo incentivo aos alunos e bom desempenho dos monitores e equipe pedagógica.

Botão Voltar ao topo