ItaipuaçuNotícias de Maricá

Itaipuaçu com Índice de Desenvolvimento Humano muito alto

Bairros de Itaipuaçu, Guaratiba, Cordeirinho e Ponta Negra possuem índice de desenvolvimento muito alto.

Da redação / João Henrique – O IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municial) de Maricá está em 6º lugar entre as cidade com maiores índices de desenvolvimento do Rio de Janeiro, de acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras. Os bairros do distrito de Itaipuaçu são os que apresentam um dos mais altos índices de desenvolvimento.
Os dados se baseiam em levantamento realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fundação João Pinheiro (FJP) com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, a cidade de Maricá possui um IDHM de 0,765 enquanto a Região Metropolitana do Rio tem 0,771 (quanto mais perto de 1, mais desenvolvida é a região).
A campeã em desenvolvimento é Icaraí, bairro de Niterói, que marcou 0,962 de IDHM, superando o bairro do Leblon e Ipanema, no Rio de Janeiro, um dos locais com o metro quadrado mais caro do Estado.
Entre os piores índices de desenvolvimento registrados no Rio está a cidade de Itaboraí, com 0,596. Japeri e Queimados também estão na parte de baixo da lista das cidades de acordo com o IDHM.

Em Maricá, o distrito de Itaipuaçu possui um dos maiores índices. O bairro Jardim Atlântico marcou 0,866. O loteamento Costa Verde tem 0,807. O Recanto de Itaipuaçu e Morada das Águias tem um menor índice, com 0,699. A região da Praia de Itaipuaçu tem 0,807. Inoã tem um IDHM alto, com 0,727.
Os bairros de Barra de Maricá e São José possuem 0,699 de IDHM. O bairro Marquês de Maricá também tem um Alto Índice de Desenvolvimento, com 0,744. Ubatiba e Condado de Maricá registraram 0,744. Na região litorânea de Maricá, os bairros Guaratiba e Cordeirinho tem 0,807. O loteamento Marinelândia, ainda em Cordeirinho, tem 0,727 de IDHM. O bairro de Manoel Ribeiro apresentou 0,668 de IDHM.

Artigos relacionados

2 Comentários

Botão Voltar ao topo