ItaipuaçuNotícias de MaricáObras

Obras de macrodrenagem avançam no Jardim Atlântico, em Itaipuaçu

Dois meses depois do início das obras já é possível ver formada parte do túnel que vai escoar a água das chuvas na região do loteamento Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, dentro do projeto de macrodrenagem da Avenida Jardel Filho (antiga Avenida Dois). As peças pré-moldadas já foram instaladas entre as ruas 80 e Nossa Senhora da Conceição (antiga 86), ponto inicial da intervenção e onde começará a ligação com o rio Bambu, no qual será feito o desague.

O túnel ficará numa profundidade de dois metros abaixo do piso da via e terá cerca de quatro quilômetros de extensão entre a Rua 86 e as imediações da Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um), beneficiando também as outras 70  ruas que vão receber redes de drenagem ligadas ao escoamento principal. As obras seguirão até o trecho de subida da Avenida Jardel Filho, já nas proximidades da região do Barroco.

O investimento total da obra é de R$ 29,9 milhões, dos quais R$ 20 milhões são a contrapartida da Petrobras pela construção do emissário de efluentes do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) em Itaipuaçu. A previsão de conclusão das obras é de aproximadamente 12 meses.

Visita ao local – ​No início de outubro, o prefeito Washington Quaquá vistoriou a instalação das primeiras peças pré-moldadas e classificou a intervenção como a maior do gênero já realizada no Jardim Atlântico – pelas condições geográficas da área, que é de baixio, a água tendia a ficar concentrada, sem escoar. “Vamos acabar com um problema histórico de enchentes aqui nesta região, pois o fluxo de todas as outras ruas será escoado por esta galeria”, reforçou ele na ocasião, frisando ainda que, ao final da instalação, a região vai passar por uma urbanização e terá suas ruas pavimentadas.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. O que não se fala é o verdadeiro motivo dessa obra que é: O interesse da Petrobras que tem suas obras para justamente na avenida jardel filho, que esta esperando a conclusão da macro drenagem para que em caso de emergência despeje seus detritos no canal

Botão Voltar ao topo