Notícias de Maricá

Maricá: Campanha de vacinação contra o sarampo e a polio segue até amanhã

O Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra o sarampo e poliomielite, com isso, até amanhã dia 12/12, em Maricá, as vacinas seguem disponíveis em todos os postos de saúde (confira abaixo).  A imunização ocorre de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.

Até o momento, quase 80% da população infantil de Maricá foi imunizada contra as doenças. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, já foram vacinadas 4.808 crianças contra o sarampo, equivalente a 76% do público-alvo, e 5.521 pessoas contra a pólio (77%). A coordenadora do programa de Imunização de Maricá, Núbia Brum, faz algumas recomendações sobre as vacinas e lembra aos responsáveis que é fundamental a apresentação do cartão de vacinação. “Crianças com alergia ao leite ou ao ovo de galinha serão vacinadas após a campanha. Para isso, os pais ou responsáveis precisam deixar os dados da criança na unidade de saúde. Iremos solicitar ao estado estas vacinas especiais”, ressalta Núbia.

A campanha é destinada às crianças a partir dos seis meses de idade até quatro anos, 11 meses e 29 dias (vacina contra a poliomielite) e a partir de um ano de idade até quatro anos, 11 meses e 29 dias (vacina contra o sarampo). “Contra a poliomielite, a vacina é via oral, sendo aplicada duas gotas na boca. Esta é contraindicada para quem teve reação anterior a vacina, imunodeprimidos e quem tem alergia a estreptomicina ou eritromicina. A vacina contra o sarampo também é contraindicada em pacientes que tenham tido reação anterior, que estejam com febre ou possuam imunodeficiência congênita ou adquirida”, alerta Núbia.

Para participar, é necessário levar o cartão de vacinação das crianças. As vacinas estão disponíveis nas Unidades de Saúde de Família Bairro da Amizade, Bambuí, Barra, Espraiado, Guaratiba, Mumbuca, Ubatiba, Retiro, Ponta Grossa, São José I, Inoã I e Chácara de Inoã, Inoã II, Recanto, Jardim Atlântico, Santa Paula e os Postos de Saúde Central, São José, Santa Rita, Itaipuaçu e Ponta negra.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo