Notícias de Maricá

Material apreendido em Maricá é destruído com rolo compressor

Aproximadamente 20 mil CDs e DVDs piratas, celulares, carregadores e óculos falsificados foram destruídos pela Secretaria de Segurança Pública na manhã desta segunda-feira (22/12) no depósito da Prefeitura de Maricá no bairro do Caxito.

Um rolo compressor da Secretaria de Obras foi utilizado para destruir o material, que veio de apreensões durante todo o ano em diversos bairros da cidade. O subsecretário de Segurança Pública com Cidadania de Maricá, Luiz Alberto Santos acompanhou os trabalhos.

Segundo o supervisor do Grupamento Tático Operacional – setor da Guarda responsável na maioria das vezes pelas apreensões realizadas – GM Silva disse que o material só está sendo destruído por não haver recursos para a reciclagem desses produtos no município. “ – Todo o material recolhido proveniente de comércio irregular é doado, se puder ser reutilizado e caso o proprietário não apresente a nota fiscal no tempo estipulado. Mantas, colchas e até alimentos são doados para entidades que necessitam, mas esse material que descartamos até pode ser reciclado, porém, o custo/benefício não vale a pena, além de não possuirmos tecnologia para isso.” Disse Silva.

Apreensões

O foco das apreensões não está apenas nos produtos piratas, mas sim em todo o comércio irregular, já que não possuem especialistas para periciar o material e descobrirem se realmente o produto é falsificado ou não. “Nosso objetivo é prestigiar o comércio regular. Os comerciantes que pagam os impostos e comercializam seus produtos de maneira legalizada não podem conviver com essa competição desleal, provocada por aqueles que vendem seus produtos de maneira irregular (sem nota fiscal).” Frisou.

As operações devem continuar no ano de 2015. O GTO – o Grupamento Tático Operacional – que funciona como uma PATAMO, só que da Guarda Municipal, foi criado pelo Secretário Municipal de Segurança Fabrício Bittencourt. O grupamento é preparado para ser mais ostensivo do que a guarda patrimonial, tendo sido treinado com Policiais Federais, Bombeiros e PMs. O GTO também auxilia a Polícia Militar em pequenas diligências. Só no mês de novembro foram apreendidos 5480 mídias piratas em diversos pontos da cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo