segunda-feira, 10 agosto, 2020
22.5 C
Maricá

Cordão da Bola Preta agita, neste sábado, o Baile Municipal em Maricá

Um dos maiores e mais antigos blocos carnavalescos de rua do país, o Cordão da Bola Preta é a atração principal do Baile Municipal de Maricá deste sábado (07/02), que será realizado num palco montado na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro. A abertura contará com a roda de samba do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, a partir das 21h, com shows de Gianne Mello, Raphael do Cavaco, Adriano Pavarotti e percursionistas do Grupo Tô Kerendo. O evento abre oficialmente a programação do Carnaval 2015 do município, com a entrega da chave da cidade para o rei momo e a coroação da rainha, princesa, musa e garota simpatia da folia maricaense.

Bloco reúne multidão na cidade do Rio de Janeiro. (fotos: Hoton Ventura)
Bloco reúne multidão na cidade do Rio de Janeiro. (fotos: Hoton Ventura)

Com previsão de duas horas de apresentação, o repertório do show está recheado por marchinhas, sambas tradicionais, sambas-enredos, homenagem ao Rio de Janeiro e o hino do bloco, a tradicional marcha do Cordão do Bola Preta (“Quem Não Chora, Não Mama”), sob o comando de músicos, entre instrumentos de sopro, percussão e cantor. O Cordão da Bola Preta, fundado em 1918, é o último representante remanescente dos antigos cordões carnavalescos que existiam no Rio de Janeiro no início do século 20. Vencedor de oito tamborins de ouro de Melhor Bloco do Carnaval do RJ, o bloco conquistou, em 2004, a Medalha da Ordem do Mérito Cultural, entregue pelas mãos do então presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, e do ministro da Cultura à época, Gilberto Gil; e, em 2014, ganhou o título de Patrimônio Cultural do Povo Carioca (Lei 3551 de 24/04/2003). O desfile do bloco acontecia na Cinelândia, em frente à sua antiga sede, sempre na manhã de sábado de Carnaval. Em 2012, passou a desfilar na Candelária e, logo depois, na Avenida Rio Branco. A novidade de 2015 é a mudança do local do desfile para a Avenida Presidente Antônio Carlos, devido as obras do VLT, na Rio Branco. Em 2013, mais de dois milhões de foliões acompanharam o bloco.

O presidente do Cordão da Bola Preta, Pedro Ernesto Marinho, falou sobre a expectativa da apresentação em Maricá. “Já nos apresentamos no pré-Carnaval de 2011 na cidade de Maricá. Foi maravilhoso, espero que dessa vez possamos repetir o sucesso. Tenho o maior orgulho em levar o maior bloco  do mundo e marca da alegria do Carnaval carioca para a cidade de Maricá. Alegrar a todos os maricaenses, habitantes de cidades vizinhas e a todos os turistas que estarão presentes no evento, essa é a nossa meta”, declarou o presidente.

78,629FansLike
27,269FollowersFollow
2,726FollowersFollow
984SubscribersSubscribe