Na manhã do último sábado (14), um cliente do banco Santander caiu em um golpe muito praticado por bandidos para levar dinheiro de clientes de agências bancárias que utilizam o caixa eletrônico, o golpe ‘chupa-cabra’.
Ele conta que chegou à agência, localizada na rua Ribeiro de Almeida, no Centro, e realizou a operação que queria utilizando o caixa 03, sendo que ao terminar, um homem que estava atrás bateu em seu ombro lhe alertando que tinha que atualizar o número de telefone. A vítima voltou ao caixa e o homem disse que a operação não tinha sido efetuada, sugerindo que ele fosse ao caixa 02 e repetisse a operação, onde efetuou a operação e saiu da agência, por volta das 10h30.
Minutos depois a vítima recebeu um torpedo SMS em seu celular, informando um saque no valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais). Ele retornou à agência, puxou um novo extrato e confirmou o golpe.
Os criminosos costumam aplicar este tipo de golpe somente nos finais de semana. Porque aos sábados e domingos as agências estão fechadas e somente os caixas eletrônicos ficam à disposição dos clientes.
Em 2012 a cidade ficou infestada de aparelhos ‘chupa-cabras’, sempre na agência do Banco do Brasil. Só no mês de novembro, pelos menos 33 clientes registraram queixas dizendo ter sido vítimas do golpe.
A dica é observar bem o caixa eletrônico antes de introduzir o cartão e realizar depósitos. Caso suspeite de algum golpe, ligue imediatamente para a polícia pelo número 190.
O caso foi registrado na 82 DP (Maricá), que vem investigando muitos crimes de ‘chupa-cabra’, onde um equipamento é instalado no caixa eletrônico e lê as informações dos cartões e senhas para posteriormente os bandidos sacarem.