ItaipuaçuNotícias de Maricá

Itaipuaçu: Creche de programa federal comemora primeiro ano de atividade

Por: Sérgio Renato (Edição: Marcelo Ambrósio)
O Centro de Educação Infantil Municipal Valéria Ramos Passos, em Itaipuaçu, comemorou, nesta sexta-feira (20/03), o seu primeiro ano de funcionamento. A unidade recebeu os alunos com seus pais ou responsáveis, todos unânimes em elogiar a importância e a qualidade do trabalho realizado pela equipe da escola. Na entrada, a diretora Ângela Maria de Souza Gomes recepcionou os alunos que chegavam lembrando o que representa estar à frente da unidade de ensino, que conta com 330 alunos. “Para mim, é um complemento perfeito para uma carreira de mais de 30 anos, dias de muita gratidão por estar aqui e também para os pais dos alunos. Me sinto realizada como professora”, disse ela.

Técnico em enfermagem Maicon Pacheco ressaltou a confiança no trabalho da equipe da escola onde estudam as suas filhas Rebecca (6) e Esther (4). (foto: Clarildo Menezes)
Técnico em enfermagem Maicon Pacheco ressaltou a confiança no trabalho da equipe da escola onde estudam as suas filhas Rebecca (6) e Esther (4). (foto: Clarildo Menezes)

Entre os pais das crianças, o sentimento era o mesmo. “É sempre bom confiar no lugar onde deixamos nossos filhos e a equipe daqui é de excelência”, afirmou o técnico em enfermagem Maicon Pacheco, pais das alunas Rebecca, de 6 anos, e Esther, de 4, que antes estudavam na Escola Municipal Mata Atlântica, no Recanto. “Até isso melhorou, pois moramos perto da creche e antes a gente tinha de se deslocar para mais longe”, lembrou. A vendedora ambulante Elizabeth Hermógenes conseguiu matricular as netas Maria Luiza e Clara (de 5 e 4 anos, respectivamente) no mesmo horário. “Isso facilitou a minha vida. A direção e toda a equipe estão de parabéns pelo trabalho realizado, são anjos para nós que moramos aqui”, declarou.

Para o militar reformado Júlio César Alves, de 47 anos, a creche tem um perfil que deveria servir de modelo para toda a rede. “Tudo aqui tem um funcionamento de excelência, de primeira. Nós, pais, temos pleno acesso à escola e também podemos dialogar com a equipe. Sugiro ao prefeito que use o padrão daqui e falo com a experiência de quem teve filhos em escola particular padrão de outra cidade”, relatou ele, que se mudou há seis meses de Japeri (na Baixada Fluminense) para Itaipuaçu. Na creche estudam seus filhos Júlio César, de 6 anos, e Héverton César, de 4. A jornalista Mariana Passos, filha da líder comunitária que dá nome à unidade, também falou na cerimônia. Ao lado do irmão Rafael, ela afirmou que fica feliz de saber que o lugar virou uma referência em ensino na região. “Tenho certeza que minha mãe se sente honrada em ter seu nome aqui”, ponderou.

Secretário anuncia duas novas unidades e uniforme de inverno

O secretário municipal adjunto de Educação, William Campos, anunciou novidades para este ano. Segundo ele, Itaipuaçu terá uma nova creche próximo à Rua Oito e um novo espaço vai abrigar os alunos da E.M. Ataliba Domingues, interditada em 2009 depois que pedaços da pedra de Itaocaia caíram perto da antiga Estrada de Itaipuaçu (hoje Avenida Carlos Marighela). O secretário afirmou ainda que os auxiliares de creche, antes terceirizados, passarão a integrar o quadro da secretaria com um piso bruto de R$ 1.200. Além disso, ele mostrou peças que compõem o uniforme de inverno que os alunos da rede vão receber.

“Temos uma demanda grande em todo o município e é uma grande preocupação nossa não deixar ninguém fora da escola, mas mais importante ainda é a qualidade do ensino que oferecemos. Estamos procurando otimizar os espaços para que todos tenham conforto e ensino eficiente”, ressaltou o secretário, que distribuiu aos responsáveis uma carta impressa assinada pelo prefeito Washington Quaquá, na qual convoca a todos que têm filhos na unidade para uma reunião no dia 14 de maio.

Pró-Infância – Construída com verba do governo federal e uma contrapartida da prefeitura a CEIM Valéria Ramos Passos integra o programa Pró-Infância e foi finalizada em janeiro de 2014. A unidade conta com oito amplas salas de aula (seis salas de creche e duas de pré-escola), um laboratório de informática completo, sala de leitura, sala de professores e diretoria, salas de recursos audiovisuais, almoxarifado, refeitório e banheiros, além de anfiteatro em espaço coberto, em blocos separados por módulos, playground e espaço verde. Outras duas unidades semelhantes foram construídas nos loteamentos Marinelândia, em Cordeirinho, e Bosque Fundo, em Inoã.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo