Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Ressonância Magnética Móvel fica na cidade até 26 de junho

Está funcionando desde o dia 25 de maio, na praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro de Maricá, o aparelho de Ressonância Magnética Móvel da Secretaria Estadual de Saúde.

Os exames estão sendo feitos de acordo com a demanda e os pedidos deverão ser, obrigatoriamente, enviados pela Secretaria de Saúde de Maricá, Rio Bonito, Tanguá, São Gonçalo, Silva Jardim, Itaboraí, Niterói ou Saquarema, municípios atendidos pelo serviço.

Para moradores de Maricá, o pedido para o exame de ressonância deverá ser feito na Regulação de Maricá (Rua Domício da Gama, nº 433, Centro, ao lado do Hospital Municipal Conde Modesto Leal). Para moradores das demais cidades, é preciso ir à Central de Regulação do município de residência, pois cada cidade tem sua Central de Regulação. É necessário levar cópia dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e também a guia médica do SUS (pedido médico). O telefone da Central Municipal de Regulação de Maricá é 2634-0810.

Orientações para realização do exame

A Secretaria Estadual da Saúde informa que para a realização do exame de ressonância magnética o paciente não pode: portar clip de aneurisma, marcapasso, stent ou filtro vascular com menos de seis semanas; piercing; respirador; bomba infusora; estar grávida de até 12 semanas; e não passar gel no cabelo ou ir com ele molhado.

Ainda segundo as recomendações da Saúde os pacientes não podem passar pomada no local a ser examinado; devem estar jejum de duas horas para todos os exames, exceto abdôme superior e colangio RM (vesícula biliar e dutos hepáticos e biliares); jejum de seis horas para exame de abdôme superior e colangio RM; não suspender qualquer medicação por causa do jejum tomar com pequena quantidade de água.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo