Notícias de MaricáTurismo

“Espraiado de Portas Abertas” acontece domingo em Maricá

Durante todo dia, tradicional evento rural contará com culinária caseira, vendas de produtos locais, shows gratuitos e passeios ciclístico e ecológico

O “Espraiado de Portas Abertas”, tradicional festa de turismo, cultura e gastronomia, é a atração do próximo domingo (07/06), no bairro rural de Maricá. Realizado a cada dois meses pela Secretaria Municipal Adjunta de Turismo com um tema gastronômico diferente, esta edição será a costela bovina e todas as propriedades participantes servirão pratos caseiros com o ingrediente principal, acompanhados de aipim, batata e agrião.

Famosas tapeçarias com "ponto brasileiro" estarão à venda. (fotos: Divulgação)
Famosas tapeçarias com “ponto brasileiro” estarão à venda. (fotos: Divulgação)

Além da culinária, o público poderá comprar produtos feitos na região, como geleia, mel, as famosas tapeçarias do bairro, objetos feitos com fibra de bananeira, bolsas bordadas, bijuterias, entre outros. O projeto conta com a participação de fazendas, ranchos, estabelecimentos comerciais e a comunidade do bairro ao longo dos sete quilômetros da Estrada do Espraiado, asfaltada pela atual administração municipal.

O “Espraiado de Portas Abertas” também oferece um circuito religioso com visitação à Igreja de São João e capelas de Santo Antônio e São Jorge. A programação incluirá ainda shows gratuitos do “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, visita a Cascata da Lagoinha numa Área de Refúgio da Vida Silvestre, por meio do Circuito Ecológico, e passeio ciclístico (Pedala Maricá).

Cascata da Lagoinha

Circuito Ecológico será na Cascata da Lagoinha, no Espraiado.
Circuito Ecológico será na Cascata da Lagoinha, no Espraiado.

Pela primeira vez desde o início do projeto, em 2013, o Circuito Ecológico de Maricá realizará uma visita gratuita à Cascata da Lagoinha, no Espraiado. O passeio possui uma trilha com intensidade de nível médio, pequenas subidas e três horas de duração. A Cascata da Lagoinha fica numa área particular de Refúgio da Vida Silvestre da Mata Atlântica com córregos de águas transparentes. A região possui formação geomorfológica de declives em rocha vertical, com uma queda d’água, sendo uma das nascentes do Rio Espraiado. As inscrições são feitas somente na Secretaria Municipal Adjunta de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro), até esta quarta-feira (03/06), das 8h às 17h.

Passeio ciclístico

Programação inclui passeio ciclístico com o "Pedala Maricá".
Programação inclui passeio ciclístico com o “Pedala Maricá”.

O “Pedala Maricá”, projeto de incentivo ao ciclismo, acontece neste domingo no Espraiado. A atividade é recomendada para pessoas de qualquer idade, mas menores de 14 anos devem estar acompanhados de um responsável. Não é preciso se inscrever, basta comparecer na concentração com sua bicicleta. Serão disponibilizados um caminhão para transportar as bicicletas e um ônibus para levar os participantes até o local de início. A saída será às 9h, na Praça Conselheiro Macedo Soares, sede da Secretaria Municipal Adjunta de Turismo, no Centro.

Shows gratuitos

A programação musical do “Espraiado de Portas Abertas” fica por conta do “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, projeto de valorização dos artistas locais. Serão sete shows gratuitos com repertório variado no ritmo do samba, pop, rock, MPB, axé, forró e música sertaneja.

Confira a programação:

Largo de Santo Antônio

12h – Adriano Pavarotti

14h – Leandro Junnhyor

Bar do Cauby

12h – Edy Baiano

Cantinho da Dilma

12h – Jô Borges e Aldo Corrêa

Atelier da Ilma

12h – Raul Palmeira

Sitio do Riacho

12h – Bruno Berner

Saloma´s Bar

12h – Sidney Santos

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo