NotíciasNotícias de Maricá

Maricá: Porto de Jaconé na lista de programa do Governo Federal

Medida assinada pela presidente Dilma Rousseff incluiu o porto de Jaconé entre os projetos autorizados de Terminais de Uso Privado (TUP) incluídos no Programa de Investimento em Logística (PIL) do Governo Federal. A medida visa aumentar a oferta de infraestrutura no Brasil, com a construção de novas rodovias, ferrovias e portos.

A Prefeitura de Maricá recebeu a notícia com entusiasmo. “A decisão da presidente Dilma de incluir o Porto de Maricá no plano nacional de terminais portuários de uso privado é recebida com imensa felicidade pelo povo de Maricá e do Rio de Janeiro”, diz. “Ele representará empregos, desenvolvimento, vida e ainda vai tomar todos os cuidados ambientais, preservando a natureza e garantindo vida melhor aos seres humanos. O Porto de Jaconé coloca literalmente Maricá na economia e na rota cultural do mundo”, avalia.

Projeto aguarda a emissão da Licença Prévia por parte das autoridades ambientais estaduais.
Projeto aguarda a emissão da Licença Prévia por parte das autoridades ambientais estaduais.

O porte de Jaconé tem divido opiniões e enfrenta a luta de ambientalistas e moradores que são contra a instalação do Terminal Ponta Negra, já que a construção do mesmo na praia de Jaconé irá destruir a praia e poderá comprometer as ‘beachrocks’, formações rochosas descobertas pelo naturalista inglês Charles Darwin.

Por outro lado a construção do porto poderia gerar até 20 mil empregos, diretos e indiretos, e possibilitar um desenvolvimento enorme na região. Moradores temem o crescimento desordenado, com o aumento da criminalidade, prostituição e tráfico de drogas.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo