Notícias de MaricáSaúde

Maricá supera meta de vacinação contra gripe

O município de Maricá ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a 17ª Campanha Nacional contra a gripe (Influenza), que ocorreu até a última sexta-feira (dia 12/06). De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram vacinadas 25.396 pessoas, equivalente a 89,21% do público-alvo. A meta era imunizar 80% dos grupos prioritários, o que representa, aproximadamente, 22.773 pessoas no município de Maricá.

No município, o grupo com maior percentual de cobertura vacinal é o de idosos, com 15.533 pessoas acima de 60 anos vacinadas; seguido das crianças, de seis meses a menores de cinco anos de idade, com 6.943 vacinadas; trabalhadores da área da saúde, com 1.408 imunizados; gestantes, com 1.206 doses aplicadas, e 188 em puérperas (mulheres no pós-parto).

Como estratégia de promoção de saúde, a secretária municipal adjunta da pasta, Fernanda Spitz, decidiu ampliar a vacinação para a população, independentemente de grupos prioritários. “Como ainda temos doses disponíveis, quem tiver interesse pode comparecer ao posto de saúde e se imunizar. Basta apresentar cartão de vacina e/ou documento de identidade. Considero a vacina como a forma mais eficiente de se prevenir contra os principais tipos de vírus da gripe”, destacou.

Os interessados poderão se vacinar nas Unidades de Saúde de Família Bairro da Amizade, Bambuí, Barra, Espraiado, Guaratiba, Mumbuca, Ubatiba, Jardim Atlântico, Retiro, Ponta Grossa, São José I, São José II, Inoã I, Chácara de Inoã, Inoã II, Recanto, nos Postos de Saúde Central, São José, Inoã, Santa Rita, Ponta Negra e Itaipuaçu, das 8h às 16h.

É importante ressaltar que o medicamento é contraindicado para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo e seus derivados, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo