Notícias de Maricá

Em Maricá, pesquisa aponta que maioria da Comunidade de Zacarias é favorável ao Projeto Fazenda São Bento da Lagoa

Sondagem da Enfoque revela que 71% dos moradores e frequentadores da comunidade pesqueira de Maricá têm uma visão positiva do complexo turístico, hoteleiro, esportivo e residencial em Maricá

Mais da metade dos 200 entrevistados pelo instituto de pesquisa Enfoque na comunidade Zacarias declarou-se favorável ao Projeto Fazenda São Bento da Lagoa, que reunirá complexo turístico, hoteleiro, esportivo e residencial em Maricá (RJ). Na sondagem realizada entre os dias 20 e 23 de agosto de 2015, uma das questões era sobre o quanto as pessoas são favoráveis ao empreendimento, numa escala de 1 a 10: 51% dos entrevistados deram nota de 8 a 10 e 20% deram nota entre 5 a 7. Os números mostram que 71% da população entrevistada têm uma visão positiva do projeto.

De acordo com a pesquisa, quem não tem uma opinião formada sobre o empreendimento reconhece que sabe pouco sobre o projeto, que obteve licença prévia concedida no primeiro semestre deste ano. Segundo David Galipienzo, diretor executivo da IDB Brasil, a nova concepção seguirá um caráter totalmente inclusivo para a comunidade pesqueira de Zacarias. Diferente dos projetos anteriores, o desenho de agora estabelece a integração de toda a comunidade.
“Ouvimos os moradores e passamos a entender todo o histórico de ocupação da região pela comunidade. Fizemos adequações que favorecem os pescadores e seus familiares. A IDB Brasil valoriza a cultura local e entende a importância em investir e incentivar a tradição pesqueira de Maricá”, afirma Galipienzo.

Uma das ações que comprovam o comprometimento da IDB Brasil com a comunidade é o processo de regularização fundiária, pelo qual os pescadores de Zacarias vão receber escrituras definitivas de suas moradias. Para Washington da Costa, presidente da AMORPEZ, nascido e criado em Zacarias, o empreendimento trará melhorias para os pescadores de Zacarias: “O projeto vai contribuir para o desenvolvimento de toda região pela inclusão e geração de oportunidades para a nossa comunidade e também para a questão da revitalização da área degradada”.

A comunidade receberá ainda melhorias urbanísticas e infraestruturas de água, esgoto e drenagem no mesmo padrão do empreendimento, assim como áreas de lazer e esportes. Os pescadores e suas famílias terão ainda cursos de qualificação de mão de obra e participarão de projetos que visam ao resgate da cultura da pesca artesanal. Serão beneficiados também por ações que contribuam com a revitalização da Lagoa de Maricá, prevista no projeto.

Outro ponto importante é a criação da segunda maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de restinga do estado do Rio de Janeiro, garantindo a preservação perpétua da vegetação local em uma área equivalente ao bairro de Copacabana, de 450 hectares. Hoje a região possui mais de 20% de área degradada. Com as iniciativas do empreendimento Fazenda São Bento da Lagoa de recuperar essas áreas, haverá um acréscimo de mais de 100 hectares de vegetação nativa de restinga. Em termos de comparação, essa área a ser recuperada corresponde ao Parque do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Além disso, a RPPN será totalmente aberta a moradores e visitantes de Maricá, que poderão visitar e pesquisar a fauna e a flora de restinga, num trecho onde existem cerca de 50 espécies nativas.

A comunidade receberá ainda melhorias urbanísticas e infraestruturas de água, esgoto e drenagem no mesmo padrão do empreendimento, assim como áreas de lazer e esportes.
A comunidade receberá ainda melhorias urbanísticas e infraestruturas de água, esgoto e drenagem no mesmo padrão do empreendimento, assim como áreas de lazer e esportes.

A pesquisa quantitativa da Enfoque coletou dados sobre o nível de avaliação e conhecimento dos moradores da região diante do Projeto Fazenda São Bento da Lagoa. Durante esses quatro dias de trabalho de campo, a pesquisa contou com entrevistas pessoais e individuais, por meio de um questionário aplicado em 15 minutos com a participação de até dois respondentes por residência. A amostragem foi de 200 pessoas para um universo de cerca de 400 moradores.

Mais informações sobre o projeto:

O complexo turístico e residencial Fazenda São Bento da Lagoa é um empreendimento sustentável, em uma área de 840 hectares, entre o mar e a Lagoa de Maricá. Devido à localização estratégica, sua implantação tem grande relevância para o desenvolvimento de Maricá e do Rio de Janeiro, como uma opção de moradia e lazer próxima a grandes complexos industriais da região, do centro carioca e de Niterói.

A proposta também é possibilitar melhorias para os setores do comércio e do turismo, dois segmentos essenciais para o desenvolvimento socioeconômico do município de Maricá. A estimativa é que o projeto seja um indutor de um novo tipo de empreendimento para o Leste Fluminense, que se diferencia por trazer para uma região industrializada, um polo de turismo, lazer e conservação ambiental.

Serão dez anos de desenvolvimento das três fases do empreendimento, que terá um investimento estimado em R$ 3 bilhões. Só no período de construção, o empreendimento poderá gerar até 4 mil empregos diretos e indiretos. Já em plena fase operacional, a Fazenda São Bento da Lagoa prevê aproximadamente 17 mil empregos diretos, priorizando a contratação de maricaenses, e reforçando sua vocação como um forte polo gerador de empregos.

[O projeto estabelece que a infraestrutura urbana seja completamente integrada à natureza, com apenas 6,4% de ocupação predial efetiva e 17% de intervenção do espaço total. Prevê ainda a construção de quatro hotéis, prédios de no máximo quatro andares e casas residenciais, dois shoppings, além de restaurantes, escola, hospital, centro empresarial, clubes, áreas de lazer, campo de golfe sustentável e centro hípico. A ideia é integrar a rotina dos moradores de toda a região que terão total acesso às áreas públicas do empreendimento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo