Reportagem: João Henrique

Uma clínica veterinária de Maricá registrou através do circuito de câmeras de segurança um ato criminoso. Pessoas vêm sendo flagradas abandonando filhotes de cães e gatos na calçada da clínica Santa Clara, no Centro da cidade, jogando para o estabelecimento a responsabilidade pela criação dos animais.

Além de um ato um ato de covardia com os pequenos animais, abandonar cães, gatos ou qualquer animal é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais nº 9605 de 1998 e no artigo 164 do Código Penal, com pena prevista de três meses a um ano de detenção, além de multa (Art. 32 da Lei de Crimes Ambientais) e com pena de detenção de 15 dias a 6 meses, ou multa (Art. 164 do C. P.).
Só nesta semana ocorreram dois abandonos, informou a Clínica Veterinária Santa Clara. Um dos filhotes de cães abandonado na calçada morreu atropelado e os outros fugiram; um filhote de gato também morreu ao cair da caixa onde foi deixado.

Denuncie!

A Polícia Ambiental dispõe de um número para atender a ocorrências ligadas a crimes contra o meio ambiente, que engloba os crimes de maus tratos a animais, sendo o abandono um deles. Você pode denunciar pelo telefone 0300 253 11 77, que funciona para todo o estado do Rio de Janeiro e tem custo de uma ligação local. O anonimato é garantido nas ligações. As denúncias podem ser feitas 24 horas por qualquer pessoa.

Nos primeiros meses de funcionamento do ‘Linha Verde’, foram registrados 118 ligações referentes aos maus-tratos a animais, que vai de agressão até abandono.

 

Deixe uma resposta

Escreva seu comentário!
Digite seu nome