Maricá: Abaixo-assinado pede a mudança do nome do novo hospital para Zilda Arns
Petição é direcionada ao prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT). Em cerca de 24 horas, a petição havia sido assinada por mais de 600 pessoas.
Zilda Arns foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa.
Um abaixo-assinado online em Maricá (RJ) pede que o nome do Novo Hospital que está sendo construído no município seja em homenagem à Zilda Arns. A petição, criada nesta segunda-feira (19), já reúne assinaturas dos insatisfeitos com o nome dado pela Prefeitura de Maricá: Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevera.
O nome do médico argentino-cubano, responsável pela revolução cubana de 1959, tem causado polêmica ao ser atribuída ao hospital em Maricá, cidade da região metropolitana do Rio. Muitos defendem que Che Guevaram foi um assassino e que não merece o nome de um hospital. Outros defendem, citando o fato de que ele foi um médico e responsável pela revolução de um país, Cuba.
Zilda Arns recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país. Da mesma forma, à Pastoral da Criança foram concedidos diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo desenvolvido desde a sua fundação. Em 2012 numa seleção por um formato internacional, Arns foi eleita a 17° maior brasileira de todos os tempos. Zilda morreu em 2010.
"Somos brasileiros e precisamos ver homenageados os brasileiros que tenham deixado saudades e que nos façam falta pelo grande exemplo de amor ao próximo e trabalhos voluntários." Diz a página da petição.