NiteróiNotícias de Maricá

Niterói: Banco de leite do Hospital Universitário Antônio Pedro pede ajuda

O Banco de Leite do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), pede ajuda, a situação é critica, pois no nível de leite em seu estoque está muito baixo. O centro é o único da Região Metropolitana 2, que abrange Niterói, Maricá, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim. Segundo o órgão, atualmente a unidade só está conseguindo distribuir o leite no próprio hospital, porque faltam mães voluntárias. Um litro de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia.

A vice coordenadora do banco de leite do Huap, Bertilla Riker, disse que as mulheres podem procurar a unidade através de telefone ou e se candidatar pessoalmente como doadoras. A partir daí são avaliadas várias questões como o tempo que a mulher está amamentando, a solicitação de alguns exames como HIV, sífilis, hepatite e o último hemograma do pré-natal. Se a mulher estiver saudável, ela é cadastrada e passa a ser doadora do banco de leite. “Fazemos uma visita à casa da voluntária para avaliar o ambiente, ver o local onde o leite será armazenado, orientar como ela deve fazer a coleta em casa e instruímos também a respeito da higiene para o ato da coleta. Atendemos por regiões e fazemos a visita, retiramos o leite que ela armazenou e trocamos informações para ver se a mãe tem alguma queixa ou passou por algum problema durante a retirada do leite. Até quando ela estiver disponível, será a nossa doadora”, explica Bertilla.

A coordenadora explica que o principal objetivo dos bancos de leite é atender crianças com patologias e prematuridade, ou com algum tipo de alergia. “Geralmente as crianças abaixo de um quilo e meio recebem esse leite. O leite para ser oferecido a uma criança precisa passar por um processo de pasteurização e análise para depois ser distribuído. Tudo é feito aqui no centro. Nós selecionamos, pasteurizamos, realizamos a análise e distribuímos. Somos uma equipe de cinco enfermeiras, uma nutricionista e duas técnicas em nutrição”, disse.

O Banco de Leite do Hospital Universitário Antonio Pedro funciona das 8h às 16h e fica localizado na Rua Marquês do Paraná, 303, Centro de Niterói.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo