Notícias de Maricá

Maricá tem um bombeiro para cada 10.714 habitantes

Maricá tem atualmente 40 bombeiros militares para atender uma população estimada de 150 mil pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Levando em conta a escala de plantão de 24 por 72 horas, trabalham por dia 14 militares. Então é um bombeiro para cada 10.714 habitantes, enquanto o recomendado pela Organização das Nações Unidas é de um para cada grupo de 1 mil habitantes.

Segundo o Corpo de Bombeiros não há previsão de aumentar o efetivo no quartel de Maricá. Os aprovados no último concurso, realizado em 2015, ainda estão em formação e não foram alocados para nenhuma unidade. Mesmo com um número tão baixo, a população aprova os serviços prestados pelos militares, mas pede um reforço urgente.

“A população que paga seus impostos não merece correr esse risco em potencial, por ter um número de bombeiros inferior ao necessário para realização de um socorro eficiente. Além disso, os profissionais são sobrecarregados, onde deveriam ter dois bombeiros, em algumas situações, temos apenas um, para realizar o trabalho. Em Niterói e Maricá, por exemplo, tem somente um Grupamento Marítimo para cobrir uma área de 85 quilômetros, onde deveriam ter no mínimo 50 profissionais por dia para garantir a segurança dos banhistas”.

Ele mencionou o reforço que a prefeitura oferece durante o verão com a contratação de mais bombeiros. Mesac informou que já solicitou ao Governo do Estado a convocação dos aprovados nos concursos de 2012 e 2014. No total, seriam 600 homens para os cargos de motoristas, combatentes, técnicos em enfermagem e guarda-vidas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo