Notícias de Maricá

Maricá vacinará gratuitamente rebanhos com até 60 animais contra a febre aftosa

A Secretaria Adjunta de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá inicia nesta terça-feira (17/05) a vacinação gratuita contra febre aftosa de bois e búfalos de criadores com até 60 cabeças. Ao todo, serão disponibilizadas 2 mil doses para imunizar os animais até o fim da campanha nacional, no dia 31/05 – a vacinação foi iniciada dia 02/05 e todos os pecuaristas são obrigados a imunizar os rebanhos e comunicar ao Núcleo de Defesa Agropecuária do estado. A secretaria também doará aos pequenos criadores vacinas antirrábicas. A febre aftosa é transmitida por meio de alimentos contaminados ou do contato com rebanho infectado.

A doença, que não atinge produções do estado há 18 anos, é altamente contagiosa e se espalha rapidamente. Os animais têm febre, aftas na boca, tetas e entre as unhas, além de atingir as fendas dos cascos e articulações, causando mal estar e dificuldade na mastigação. Eles se isolam dos outros, babam, mancam, arrepiam o pelo e param de comer e beber.

O secretário municipal adjunto Rubem Pereira faz um alerta aos proprietários sobre os possíveis prejuízos socioeconômicos em caso de contaminação dos animais. “A propriedade é embargada e o vírus pode espalhar para municípios vizinhos. A produção fica proibida e os animais são sacrificados. Por isso, é importante a consciência de todos”, frisa. Rubem lembra ainda que o Guia de Trânsito Animal (GTA), documento legal de transporte dos animais, somente é disponibilizado pelo estado com a vacinação em dia.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo