Notícias de Maricá

Maricá: Inscrições abertas para pré-vestibular social

As inscrições já estão abertas para o pré-vestibular social. As inscrições devem ser feitas no site da prefeitura de Maricá pelo link: http://www.marica.rj.gov.br/pre_social/
Iara Iavelberg, da Prefeitura de Maricá, preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O curso gratuito terá, inicialmente, 300 vagas com aulas ministradas por professores de Maricá e do Rio distribuídas em 240 horas/aula. A aula inaugural unificada acontece no dia 6 de agosto, a partir das 8h30 até 17h10, no Centro Cultural Henfil, no Centro. Não há limite de idade para as inscrições – que deverão ser feitas no site da Prefeitura – e alunos de toda a rede escolar pública e particular, assim como pessoas que interromperam os estudos, poderão participar, desde que inscritos no Enem. As provas do Enem acontecem nos dias 05 e 06 de novembro.
As aulas acontecerão em dois locais a partir do dia 10: Centro e Inoã. No centro, os inscritos poderão assistir às aulas no CEM Joana Benedicta Rangel às quartas e quintas-feiras, das 18h às 22h. Aos sábados, das 8h30 às 17h10, na EM Carlos Magno Legentil de Mattos. Em Inoã, o curso – que contará com equipamentos audiovisuais de apoio – vai ser ministrado na EM Aniceto Elias, também às quartas e quintas-feiras, das 18h às 22h e, aos sábados, das 8h30 às 17h10. A coordenação é dos professores William Campos, Marcos de Dios, Iracema Miranda e Carolina Farias.

Entre as novidades está a realização de dois simulados gratuitos que acontecerão em setembro e outubro. O envolvimento da família na preparação dos alunos é outra novidade. A coordenação do curso vai realizar reuniões mensais com os pais dos inscritos para orientar e esclarecer como funciona e a importância do Enem para ingresso nas universidades. O objetivo é popularizar o exame e envolver toda a família na preparação dos adolescentes. A primeira reunião de pais está agendada para o dia 20 de agosto, às 8h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). “Nosso curso é diferenciado. É a primeira vez que esse modelo de curso preparatório é implementado dessa forma”, afirma William Campos.

O curso preparatório para o Enem ainda terá uma Oficina de Redação (40 horas) para todos os alunos. Teorias, técnicas e práticas de redação compõem os procedimentos das aulas específicas. A redação tem peso forte na nota final do Enem. A primeira oficina vai acontecer no dia 13 de agosto. Entre as demais disciplinas estão Língua Portuguesa (32 horas), História (25), Geografia (25), Matemática (30), Biologia, Química e Física (50 horas), entre outras. Os alunos que desejarem prestar o vestibular para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) também terão uma preparação especial com dicas e matérias voltadas para o vestibular da universidade.

Outra proposta do pré-vestibular Iara Iavelberg é entrevistar individualmente todos os inscritos. O objetivo é conhecer os candidatos e identificar as aptidões para carreiras profissionais com intuito de elaborar planos de estudos e atendimentos personalizados. Essa prática é comum em grandes colégios particulares e produz resultados satisfatórios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo