Notícias de Maricá

Caça da Marinha cai em Saquarema durante treinamento para as Olimpíadas

Um caça da Marinha caiu após colidir com outra aeronave, na tarde desta terça (26), durante um treinamento militar, a cerca de 24 milhas da costa, algo em torno de 38 quilômetros de distância do litoral, na altura da cidade de Saquarema, na região dos Lagos do Rio.

De acordo com a Marinha, o piloto, até o momento não identificado, conseguiu ejetar e caiu no mar. Uma operação foi montada com a participação de embarcações da Força, do Corpo de Bombeiros e de helicópteros na tentativa de encontrar o militar. A aeronave já foi encontrada e uma operação está sendo montada para retirá-la do mar.

Uma das aeronaves, o AF1 Skyhawk, que caiu no mar, fez parte do programa de modernização de 12 caças da Marinha feito pelo Ministério da Defesa para os Grandes Eventos. O avião modernizado atuaria, se fosse preciso, no controle do espaço aéreo para a Olimpíada que terá início em dez dias.

A outra aeronave, do mesmo modelo, conseguiu pousar mas também está danificada. A Marinha iniciou uma apuração para entender as causas do acidente. Em nota, a Força informou que está dando “apoio à família do militar”.

Há 20 dias, uma outra aeronave, essa da Força Aérea Brasileira, caiu em Santa Cruz, na zona oeste do Rio. Os dois tripulantes se salvaram. Na ocasião, eles conseguiram ejetar e pousar em terra, segundo nota da FAB.

A aeronave caiu em uma área desabitada da própria base aérea. Ninguém ficou ferido no acidente. O caça da Aeronáutica também havia sido modernizado pela Força: era F5-FM Tiger. Bombeiros da própria FAB é que chegaram ao local. Um inquérito foi aberto para apurar as causas do acidente.

Matéria: Folha de São Paulo 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo