Notícias de Maricá

Maricá: Criança recebe R$ 3 mil da Disney e chama amigos para plantar mudas

Dentro de um ano, quando a primavera voltar, a orla de Araçatiba, bairro que fica na margem da Lagoa de Maricá, será coberta por flores. Para que isso aconteça, o trabalho já começou e partiu das mãos do pequeno Marcelo Locks, de 11 anos. O menino chamou os amigos para plantar árvores e arbustos no local, um projeto premiado com uma bolsa ambiental da Disney.
— Escolhi esse lugar porque gosto dele e muita gente vem aqui. Acho bonito, mas estava abandonado. Já está melhor, mas quando as mudas derem flores vai ficar ainda mais bonito — explica o estudante do 5º Ano, que pensa em seguir carreira como ambientalista: — Tem mudas de plantas da Mata Atlântica e flores para paisagismo. Elas também servem para atrair abelhas, que estão ameaçadas.

O projeto de Marcelo foi uma das 95 ideias apoiadas pelo programa “Amigos transformando o mundo”, da “Inspire-se, Disney Cidadania”. No Rio, apenas dois projetos receberam a bolsa de mil dólares (cerca de R$3,3 mil) para sair do papel. Marcelo contou com a ajuda da avó para fazer a inscrição, em julho, e tornar o plano de revitalização viável. A outra bolsa foi para uma adolescente de Nova Iguaçu, na Baixada. O resultado saiu no dia 29 de agosto.
— Ainda falta uma segunda fase, quando vamos contar com o apoio dos escoteiros para bater de porta em porta no bairro. Vamos distribuir mudas de flores e conscientizar os moradores para ajudar a conservar a área — diz Martha Locks, de 63, bióloga, que mora com o neto no bairro Flamengo.

O dinheiro foi gasto em mudas e ferramentas para plantio. São 200 pequenos arbustos que dão flores e mudas de árvores como ipês, sibipiruna, aroeira, pau-ferro e quaresmeiras. As árvores foram cedidas pela prefeitura, que ajudou na pintura da praça e na mudança da iluminação.

Cheio de iniciativa

No dia do plantio, 8 de novembro, aconteceu no local também o projeto “Maricá + verde”, que distribui mudas e faz o reflorestamento da cidade. A parceria foi importante para o projeto de Marcelo.
— Ficou maior, porque a gente não tinha mudas de árvores grandes. Também tive ajuda da minha turma do Colégio Santa Mônica — analisou o menino.

A inscrição no projeto foi ideia do Marcelo, que ficou sabendo da iniciativa pelo canal a cabo da Disney.
— Sempre falava com a minha avó, mas ela nunca prestava atenção. Até que ela viu uma propaganda na internet e me chamou. Eu achei engraçado! — conta.
Por pouco a dupla não ficou de fora. Martha viu o anúncio em 13 de julho, último dia para inscrição.
— Foi correria, mas deu tudo certo.Recomendo porque é uma forma de educar as crianças para um mundo melhor. Se não for feito isso, se as novas gerações crescerem sem se importarem com a natureza, um dia não vai ter mais gerações — recomenda Martha.

O “Amigos Transformando o Mundo” convida jovens e suas famílias a se unirem para proteger o meio ambiente por meio de pequenas ações cotidianas relacionadas a quatro temas-chave: mudanças climáticas, água, resíduos e habitat. A campanha foi lançada no Brasil em 2010 e percorre o mundo incentivando crianças a ajudarem o planeta. Mais informações em www.disneycidadania.com.

Matéria: Wilson Mendes / Extra

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo