Notícias de Maricá

Maricá: ‘Museu da Vida’ será montado no Flamengo

A Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai trazer para Maricá em outubro o projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde Para Todos, que faz parte do ‘Museu da Vida’ criado pela instituição. O caminhão do projeto levará o equipamento para ser montado na quadra do Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola, no Flamengo, entre os dias 08 e 11/10. Uma equipe da fundação realizou nesta terça-feira (05/09) uma visita técnica ao local, com o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Comunicações, Sérgio Mesquita, e representantes das secretarias de Segurança Pública, Saúde e Conservação.

Durante o encontro, foram discutidos detalhes de estrutura para o evento, que poderá receber um público de até 350 pessoas por hora. De acordo com um dos coordenadores do Museu da Vida, serão montados diferentes equipamentos científicos que vão dar boas noções de física, ótica, mecânica e eletricidade, tudo aplicado ao dia-a-dia das pessoas.

“Vamos ter, por exemplo, uma casa em miniatura onde será possível saber o real consumo de energia de uma residência. Tudo que vamos mostrar será voltado para coisas que interagem na vida cotidiana”, adiantou Rodolfo Zimmer, que aprovou o uso da quadra. “O lugar é ótimo, tem o espaço que precisamos e protegido do tempo”, ressaltou.

Para o secretário Sérgio Mesquita, a passagem do projeto vai de encontro a uma tendência de incentivo à ciência e à pesquisa na cidade. “Esta é uma linha de atuação do nosso governo, que valoriza também o ensino técnico. Tenho certeza que nossos alunos estarão em peso aqui nos dias em que o evento ocorrer”, projetou o secretário, dizendo que irá articular a participação também da Secretaria de Educação de Maricá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo