Notícias de MaricáTrânsito

Maricá: Prefeitura anuncia mudança no trânsito do Centro

Uma série de mudanças de forte impacto no trânsito do Centro de Maricá, que deverão ser implementadas ainda neste ano, começam a ser mostradas a diferentes categorias que atuam na região. A primeira reunião ocorreu nesta terça-feira (19/09) com um grupo de taxistas na sede do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). A eles foi anunciado que apenas quatro pontos desses motoristas vão permanecer nas atuais posições. Todos os outros serão realocados e os que ficam junto a prédios públicos serão substituídos pelas chamadas vagas sociais destinadas a idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

As mudanças foram explicadas pelo secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Maricá, Celso de Almeida Netto. Entre os principais pontos está a criação de um novo sistema de acesso e saída da região do Centro, que inclui a inversão de sentido da Rua Barão de Inoã para entrada e da Rua Ribeiro de Almeida (conhecida como ‘rua dos bancos’) para quem deixa a área. As ruas Domício da Gama e Abreu Rangel voltarão a ter mão dupla e terão seus pontos de táxi realocados. Netto antecipou, ainda, que apenas os pontos que ficam na Praça da Bandeira, na Avenida Nossa Senhora do Amparo, ao lado da Casa Digital e na Rua Barão de Inoã vão permanecer onde estão.

“Queremos que outros profissionais de praça venham conversar conosco, nos deem sugestões e avaliem o plano que vamos implementar. Convoco outros taxistas a virem conhecer esse que é um plano para a cidade, dentro da nossa filosofia de que as pessoas são mais importantes que as coisas. Estamos abertos ao diálogo”, frisou o secretário. A explicação agradou aos taxistas que conheceram as mudanças. “Para nós pareceu bem tranquilo, creio que o trânsito vai melhorar bastante”, projetou o motorista Paulo Sergio Moura, de 55 anos e que atua nas ruas há 28 anos.

Além dessas medidas, o secretário disse ainda que o acesso de caminhões ao Centro também será controlado. A carga e descarga de mercadorias terá horários e locais definidos e serão apresentados numa próxima reunião, agora com representantes da Associação Comercial do município. Serão criadas também novas vagas de estacionamento para veículos de passeio, além das vagas sociais próximas a prédios públicos.

Outras importantes alterações foram anunciadas. No final da Barão de Inoã, o curto trecho entre a esquina com a Álvares de Castro e a rotatória em frente à igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo não terá mais passagem para carros. Dali, quem chega ao Centro terá outras opções: seguir pela Avenida Nossa Senhora do Amparo e pela Rua Pereira Neves, cuja mão também será invertida (para chegar ao hospital ou ir para a Barra de Maricá), acessar a própria Álvares de Castro circundando a igreja matriz ou retornar à Domício da Gama pela Rua Almeida Fagundes, passando pela Casa Digital.

Os motoristas também vão passar a acessar a ponte da Mumbuca pela Avenida Francisco Sabino da Costa e também pelo trecho da Rua Abreu Sodré entre a ponte e a Praça Conselheiro Macedo Soares. A atual rotatória que existe no local vai ter uma nova passagem que vai permitir o acesso. Nas ruas internas no Centro também haverá mudanças: parte da Rua Senador Macedo Soares, por exemplo, terá a mão invertida para criar uma confluência no sentido da Rua Abreu Rangel, através de um sistema binário com a Rua Athaide Parreiras em direção à praça. No lado oposto, ambas as ruas terão os sentidos mantidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo