Notícias de Maricá

Maricá: Segunda dose contra febre aftosa sera aplicada durante o mês de novembro

De 1º a 30/11 pecuaristas devem vacinar seus rebanhos com a aplicação da segunda dose da vacina contra a febre aftosa em Maricá. A data segue o calendário nacional de vacinação. A ação é voltada para bois e búfalos com menos de dois anos. A Prefeitura de Maricá, através da secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca, espera que aproximadamente 2000 dose serão aplicadas no município.

De acordo com o secretário Júlio Carolino os produtores devem agendar com dois dias de antecedência no Posto do Caju para solicitarem as vacinas e solicitar a vacinação nas propriedades. Com o agendamento, representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, entrarão em contato, por telefone, com os pecuaristas, para que, no dia da visita, o gado esteja devidamente preso.

“Produtores com mais de 60 cabeças não estão isentos da obrigação. Devem comprar as vacinas, aplicar nos animais e também se dirigir ao Posto para comprovar o procedimento. Além disso, ele deve ter cuidado com o transporte e armazenamento da vacina, procurando mantê-la sempre na temperatura de 2 a 8 graus para não perder a eficácia”, explicou Júlio Carolino. “Quem descumprir as medidas está passível de multa”, frisou o secretário.

As vacinas da cidade foram compradas no início de 2017, antes mesmo da aplicação da primeira dose e encontram-se armazenadas no município de Rio Bonito. Como Maricá possui uma grande extensão territorial, um roteiro foi elaborado para facilitar o trabalho e garantir que os pecuaristas de todos os bairros sejam atendidos, seguindo o critério da proximidade dos bairros. Assim, Cordeirinho, Ponta Negra, Jaconé e Espraiado devem ser atendidos quase que na mesma época, por exemplo.

O Posto Municipal de Defesa Agropecuária (PMDA) fica no Parque de Exposições, na Rua 1º de Maio (Caju), e funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo