Notícias de MaricáPolítica

Maricá: Vereadores celebram convênio da Prefeitura com Cedae

O convênio assinado entre a prefeitura e a Cedae foi celebrado durante sessão ordinária nesta quarta-feira (31) na Câmara Municipal de Maricá. O presidente da Câmara, Aldair de Linda (PT) parabenizou o prefeito, Fabiano Horta, por ter firmado o contrato para viabilizar o fornecimento de água e tratamento de esgoto no município. Pelo convênio, a prefeitura vai investir R$ 260 milhões no sistema de abastecimento de água Tanguá/Maricá com a construção de uma barragem, localizada entre a divisa dos municípios de Tanguá e Rio Bonito.

Trata-se do primeiro modelo no estado de uma Parceria Público- Público. Além disso, a Prefeitura também vai assumir o serviço de tratamento de esgoto na cidade. “Quero parabenizar o prefeito pelo convênio feito ontem com Cedae. Acho que vai tentar resolver o problema de água e esgoto no município. Estamos avançando”, disse.

O líder do Governo, Fabrício Bittencourt (PTB), aproveitou para informar que as obras começarão em breve. Segundo ele, o investimento será fornecido pela cidade. “Quero dizer que esse é um passo muito importante. Será construída adutora de 23 km e um dique que vai armazenar aproximadamente cinco milhões de litros de água. Serão 800 litros de água por segundo. Esse é um investimento que está saindo dos cofres da prefeitura de Maricá. O Executivo participará das obras. Isso é gestão”.

O vereador Rony Peterson (PR) também acredita que será importante para o cuidado com o Meio Ambiente. “Esse convênio vai solucionar um grave problema de água e esgoto em nossa cidade. É o sonho de todo morador voltar a ter lagoas preservadas”.

Marcinho da Construção (DEM), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, salientou que sempre busca respostas com a companhia. “Fizemos audiência com a Cedae e venho sempre fazendo contato com eles e o argumento é sempre que não há investimento. Mais importante que isso é a questão do esgoto”.

O vereador Dr. Richard (PT) pediu celeridade nas obras de construção da barragem. “Esperamos que aconteça rápido antes que esse governador que está assumindo queira mexer nisso. Queria fazer um pedido ao coordenador de Saneamento porque temos quatro quilômetros de emissário submarino na Rua 0 e só falta ligar a rede ao emissário. Queria pedir um empenho para que liguem a rede ao emissário”, disse.

Segurança Viária e Segurança Pública – O presidente da Câmara, Aldair de Linda (PT) solicitou melhorias no trânsito em alguns pontos da cidade. Ele também agradeceu à Secretaria Municipal de Segurança que contratará policiais militares para operações natalinas.

“Quero fazer uma cobrança porque nesse período aumenta muito o tráfego de veículos na cidade. Quero pedir um redutor de velocidade na Rua 83 porque estamos tendo muitos acidentes. Quero pedir redutor também perto do campo de Inoã, próximo ao armazém do Alcino e outro na Rua 15, no Barroco. Ali os carros passam com muita velocidade. Estou enviando para o secretário Netto para que esta semana possam executar esses pedidos”.

Fake news contra vereador – O vereador Marcus Bambam (PV) falou sobre ter sido vítima de notícias falsas expostas na internet nesta semana. O parlamentar afirmou que recebeu um áudio com alguém simulando sua voz com algumas informações que não seriam verídicas. “Há 20 dias subi a esta tribuna para falar sobre política e que futuramente estaríamos passando pela mesma situação. Demonstrei preocupação com o futuro fake news, mas começou a aparecer antes do esperando e eu fui a vítima. Ao acordar, fui recebido por um áudio que não tem nada a ver com minha”, disse.

Os vereadores Filippe Poubel (PSL) e Chiquinho (PP) prestaram solidariedade ao colega, Marcus Bambam. O presidente da Câmara, Aldair de Linda (PT), também se posicionou dando apoio ao parlamentar. “Recebi várias mensagens para compartilhar e para cassar. Fomos diplomados em Brasília. Não é qualquer um que vai tirar o mandato. Eles pensam que só porque o Frank saiu que vai tirar qualquer vereador com mentiras nas redes sociais. Tem que processar essas pessoas que tentam denegrir a imagem dos outros”.

Doação de Sangue – O vereador Rony Peterson (PR) comentou a doação de sangue no Colégio Joana Benedicta, no Centro. “Ontem foi dia de doação de sangue e foram 120 bolsas recolhidas. Cada bolsa salva quatro vidas então teremos mais de 500 pessoas salvas”.

Segurança nas praias – O vereador Ricardinho Netuno (Patriotas) pediu atenção do Poder Executivo quando ao serviço realizado pelos guarda-vidas no município. “Estive presente em algumas regiões específicas onde tem movimento de turista na nossa orla, principalmente, em Itaipuaçu, e pude observar que nossos guarda-vidas estão trabalhando de forma muito precária. É um guarda-vida em cada posto e a legislação exige que sejam dois por unidade”.

Educação e Política – O vereador Chiquinho (PP) voltou a cobrar a regularização do transporte escolar. “Faltam ônibus escolares na Gamboa, Pintobas, Itaipuaçu e Antônio Rufino. Crianças não podem ficar fora da sala de aula”.

O vereador Robgol (PT) falou sobre a Feira Literária de Maricá (Flim). “Quero agradecer ao prefeito e à secretária Adriana Luisa pela Flim. Cerca de 20 mil crianças receberam voucher para comprar livros. Isso é muito importante porque a leitura transforma a criança.

O vereador Adelso Pereira (Solidariedade) informou que retornará ao cargo de secretário municipal de Conservação nesta quinta-feira (1 de novembro). Em seu lugar ficará Cemar de Itaipuaçu. “Recebi a informação que devo retornar a partir de amanhã para a Secretaria. Quero agradecer pelo carinho. Temos nosso companheiro Cemar aqui presente e sei que essa cadeira será bem representada”.

Ordem do Dia – Foi votado projeto de lei nº 063/2018 de autoria do vereador Rony Peterson da Silva, que dispõe sobre a instituição da Semana de Prevenção e Combate a Automutilação e Combate a Suicídio. Os vereadores votaram projeto de lei nº 076/2018 de autoria do vereador Felipe Paiva, que institui no calendário de comemorações de maricá a Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down. Foi votada moção de autoria do vereador Fabrício Soares Bittencourt, ao Centro Integrado de Reabilitação da Pessoa (Cirpe). Foram votadas moções de autoria do vereador Filippe Poubel ao soldado Fábio Batista Ferreira e sargento Suelio Bezerra Batista da 6º CIA. Os parlamentares também votaram moção de autoria do vereador Felipe Paiva a Alcely Rangel Loureiro.

Foram entregues algumas moções durante sessão desta quarta-feira (31). O vereador Felipe Paiva entregou moção à esportista Julia Borges. Já Robgol homenageou a guarda municipal, Isabela da Silva. O vereador Ricardinho Netuno entregou moções ao soldado da PM, Carlos dos Santos; ao segundo sargento, Edilei de Souza; ao cabo, Welton Simões; ao cabo Leandro da Silva; ao soldado, Alex dos Santos e ao cabo, Elias Oliveira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo