Notícias do EstadoTransporte

Cartões de débito e crédito serão aceitos no transporte público

A Secretaria de Estado de Transportes publicou, no Diário Oficial desta quarta-feira (14), a resolução que dispõe sobre a atualização dos equipamentos das permissionárias e concessionárias de transporte público sob competência do Estado do Rio de Janeiro (trem, metrô, barcas, ônibus intermunicipais e vans intermunicipais).

De acordo com a publicação, os validadores deverão ser compatibilizados com as versões mais recentes das especificações NFC (Near Field Communication), para uso de dispositivos, como celular, relógio e tablet; e EMV (Europay, MasterCard e Visa), para aceitação de cartões sem contato das bandeiras emissoras de cartões de crédito, débito e pré-pago.

As permissionárias e concessionárias terão o prazo máximo de 18 meses, a contar desta quarta (14), para a compatibilização ou substituição de todos os validadores dos sistemas de transporte.

Os meios eletrônicos possibilitam, ainda, a diminuição da circulação de dinheiro em espécie no transporte público, reduzindo o risco de roubo e aumentando a fiscalização pelo estado e órgãos de controle.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo