Notícias de MaricáTempoVerão

Maricá tem Verão mais quente do que nos últimos anos

O Verão, que se iniciou em dezembro de 2018, está sendo um dos mais quentes dos últimos tempo. Diversos fatores podem tentar explicar esse calor exagerado das últimas semanas, com temperaturas na casa dos 40ºC e sensação térmica que chega a 43ºC, e o principal dos fatores é o fenômeno El Niño.

Os meteorologistas explicam que o fenômeno El Niño ocorre quando há o aquecimento das águas superficiais da porção equatorial do Oceano Pacífico. O vapor d’água mais quente altera os padrões de ventos, causando a variação na distribuição e intensidade das chuvas e na temperatura.

Outro fator que pode ser levado em conta para o aumento da temperatura em Maricá e, consequentemente a sensação térmica, é a derrubada de árvores em regiões urbanas, como no Centro e no entorno. A grande quantidade de casas e empreendimentos comerciais construídos no município nos últimos anos tem feito as árvores sumirem do cotidiano do maricaense, que sempre teve um ambiente repleto de mata atlântica. O preço do desenvolvimento!

O terceiro fator, alinhado ao segundo, é o aumento de veículos e a emissão de CO2 e a pavimentação asfáltica das vias para melhorar a mobilidade urbana. Quanto mais carros, mais emissão de calor e gases poluentes, somado ao fato de que Maricá asfaltou mais de 500km de vias durante os últimos anos, o que também faz com que a temperatura possa aumentar, um fenômeno chamado de “Ilha de Calor”, que causa um acúmulo de calor em regiões mais urbanas que concentra mais concreto e asfalto. Em Los Angeles, nos Estados Unidos, a prefeitura está usando um produto chamado CoolSeal, que deixa o asfalto cinza claro, o que faz com que o calor seja refletido e não absorvido pela pavimentação.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo